Mais

Mundial-2026: Sudakov marca, mas Ucrânia tropeça no Azerbaijão (1-1)

Sudakov ao serviço da Ucrânia
Sudakov ao serviço da UcrâniaMateusz Birecki / NurPhoto / NurPhoto via AFP
Mais recente reforço do Benfica colocou a Ucrânia (que teve Trubin no onze) em vantagem, mas Mahmudov, de penálti, garantiu um empate para o Azerbaijão no primeiro jogo pós-Fernando Santos. Após duas rondas, ucranianos somam apenas um ponto num grupo França e Islândia

Azerbaijão 1-1 Ucrânia

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

Com pouco mais de 24 horas desde a demissão de Fernando Santos do cargo de treinador do Azerbaijão, a última coisa que os anfitriões precisavam no nervoso Estádio Tofiq Bahramov era mais drama. Mas bastaram dois minutos para que eles visse um penálti, quando Bahlul Mustafazada foi castigado por uma falta dentro da área. O árbitro Vassilis Fotias reverteu a decisão com ajuda VAR, mas com a Ucrânia a ter mais de 70% da posse de bola nos primeiros 30 minutos, o Azerbaijão ainda parecia desconfortável.

Em termos de remates à baliza, o jogo começou a aquecer cerca de 10 minutos antes do intervalo, com Ivan Kaliuzhnyi a ver um remate no final de um canto ser bloqueado. No entanto, o jogo não foi só de um lado, já que Anatoliy Trubin fez uma defesa espetacular no outro lado do campo para impedir um livre de Emin Mahmudov, pouco antes de a bola passar por baixo da barra e dar ao Azerbaijão uma vantagem imerecida – um acontecimento que também teria feito com que abrissem o marcador pela primeira vez em 15 jogos.

Isso poderia ter dado ao Azerbaijão algo em que se basear na segunda parte. No entanto, a Ucrânia tinha outros planos e assumiu a liderança apenas cinco minutos após o reinício, quando uma jogada pela ala direita viu Oleksandr Zubkov ultrapassar o seu marcador e cruzar a bola, que Heorhiy Sudakov, em velocidade, rematou com força e rasteiro, passando por Shahrudin Mahammadaliyev. Esse foi o quarto golo pela seleção principal, numa pausa internacional marcada pelo bombardeamento da casa onde vive a mulher do agora reforço do Benfica.

Era desesperadamente necessária alguma inspiração para que o Azerbaijão evitasse a oitava derrota em nove jogos de qualificação para o Mundial em casa, e uma oportunidade inesperada surgiu pouco depois dos 75 minutos, quando Oleksandr Zinchenko foi penalizado por mão dentro da área após uma revisão do VAR. Determinado a vingar a sua tentativa falhada anterior de marcar, Mahmudov avançou e enviou um remate por cima para o canto direito, passando por Trubin.

Com esta reviravolta no final, ambas as equipas estão fora da zona de qualificação na segunda tentativa deste ciclo de qualificação, mas podem ver uma diferença de cinco pontos para a qualificação automática abrir-se ainda esta noite. Embora haja dias difíceis pela frente na busca por um novo treinador permanente, o Azerbaijão pode ver isso como um sinal de progresso após perder por 5-0 para a Islândia na sua estreia nas eliminatórias. Enquanto isso, no que diz respeito à Ucrânia, ela precisará reforçar a sua defesa – esta partida foi a nona das últimas 12 em que ambas as equipas marcaram.

Os números da partida
Os números da partidaFlashscore