Mais

Mundial-2026: Suíça humilha Suécia (4-1) e discute apuramento com Kosovo histórico (0-2)

Asllani fez um grande golo pelo Kosovo
Asllani fez um grande golo pelo KosovoJURE MAKOVEC / AFP

A Suíça está prestes a garantir a sexta participação consecutiva na fase final de um Mundial depois de derrotar a Suécia, lanterna-vermelha do Grupo B, por 4-1, na penúltima partida da qualificação para o Mundial-2026. No outro jogo do grupo, Kosovo surpreendeu na Eslovénia (0-2) e garantiu, pelo menos, um lugar no play-off pela primeira vez desde a sua independência. Os helvéticos precisam de apenas um empate para carimbar o passaporte na receção decisiva frente aos kosovares, na terça-feira.

Pavlidis lesiona-se na Grécia (3-2), Dinamarca de Froholdt e Hjulmand empata (2-2)

Bósnia de Dedic bate Roménia (3-1), Arnautovic dita triunfo da Áustria (0-2)

Espanha virtualmente qualificada após goleada na Geórgia (0-4), Turquia no play-off (2-0)

Suíça 4-1 Suécia

A Suécia, com Lagerbielke, do SC Braga, durante os 90 minutos, claramente não tinha estudado o adversário, visto que o melhor marcador helénico nesta qualificação, Breel Embolo, precisou de apenas 12 minutos para prolongar esta sequência em Genebra, com Dan Ndoye a driblar Daniel Svensson na direita antes de cruzar para a área, onde o avançado do Rennes estava à espera para finalizar a curta distância.

Pontuações dos jogadores
Pontuações dos jogadoresFlashscore

Considerando os registos das equipas e o ritmo inicial da partida, o golo do empate da Suécia aos 33 minutos foi uma grande surpresa, especialmente por ter sido o primeiro golo sofrido pela Suíça neste ciclo. Foi um lance oportuno, com Anthony Elanga a avançar pela esquerda e a cruzar com precisão para Benjamin Nygren, do Celtic, que finalizou de vólei, sem hipóteses para Gregor Kobel, marcando o primeiro golo da Suécia sob o comando de Graham Potter. Consequentemente, o ímpeto ficou maioritariamente com os forasteiros nos minutos finais da primeira parte, e depois de duas chances desperdiçadas por Nygren, Mattias Svanberg obrigou Kobel a defender à queima-roupa.

Embora os suíços não tenham melhorado após o intervalo, aproveitaram uma falha da equipa sueca, quando um passe errado do recém-entrado Gabriel Gudmundsson deixou Embolo em boa posição, que foi derrubado por Viktor Johansson na grande área. Granit Xhaka cobrou com categoria, enviando Johansson para o lado errado.

Por mais fortuita que tenha sido, a vantagem da Suíça pareceu dar-lhes um novo fôlego. Embolo ficou perto de bisar, mas pouco depois Ndoye resolveu a partida, aproveitando um passe preciso de Rubén Vargas para a área e finalizando com precisão no canto oposto.

Embora a Suíça tenha cumprido a sua parte e marcado o quarto golo nos descontos com um remate rasteiro de Johan Manzambi ao primeiro poste, terá de esperar até terça-feira para descobrir o seu destino, devido à vitória do Kosovo. Um simples empate frente ao Kosovo na última jornada do Grupo B será suficiente para garantir a qualificação.

Entretanto, o sonho da Suécia ainda não terminou graças ao apuramento para o play-off através da Liga das Nações, mas terminam esta campanha sem qualquer vitória somada.

Classificação do Grupo B
Classificação do Grupo BFlashscore

Eslovénia 0-2 Kosovo

O Kosovo nunca tinha vencido a Eslovénia, mas os visitantes precisaram de apenas seis minutos para inaugurar o marcador e tentar quebrar esse jejum. Posicionado à entrada da área, Asllani estava inspirado para marcar um dos golos mais bonitos deste fim de semana, ao partir os rins a Jaka Bijol e a Vanja Drkušić antes de rematar cruzado para o canto inferior, sem hipóteses para o guarda-redes Jan Oblak.

Pontuações dos jogadores
Pontuações dos jogadoresFlashscore

Oblak evitou o segundo do avançado do Hoffenheim pouco depois e ainda um remate de longe de Elvis Rexhbecaj. Depois de assistir ao jogo como mero espectador durante a primeira meia hora, o guarda-redes kosovar Amir Saipi foi finalmente obrigado a fazer a sua primeira defesa da noite, impedindo que o remate de Tomi Horvat entrasse no canto inferior da baliza e preservando a vantagem da sua equipa ao intervalo.

Se a primeira parte da Eslovénia foi pouco inspiradora, piorou ainda mais em apenas seis minutos na segunda parte. Petar Stojanović entrou ao intervalo e abandonou o relvado oito minutos após o descanso, depois de ter recebido dois cartões amarelos consecutivos. Num dos autogolos mais inacreditáveis , Žan Karničnik, de alguma forma, acertou um vólei involuntário após cruzamento sem hipóteses para um Oblak indefeso.

O momento de loucura de Karničnik selou a vitória e apenas várias defesas espetaculares de Oblak impediram que o marcador se tornasse ainda mais humilhante. A maior vitória do Kosovo na qualificação para o Mundial-2026 coloca a equipa de Franco Foda numa ótima posição para potencialmente garantir um lugar no evento do próximo ano na América do Norte, mesmo antes dos play-offs intercontinentais em março.

Entretanto, as esperanças da Eslovénia de participar no seu primeiro Campeonato do Mundo desde 2010 acabaram depois de não ter conseguido qualquer vitória nos cinco jogos de qualificação (3 empates, 2 derrotas), antes do seu último jogo do Grupo B contra a Suécia, na terça-feira.