Mundial-2026: Thomas Christiansen, selecionador do Panamá, atento à ameaça do Gana

Thomas Christiansen, selecionador do Panamá
Thomas Christiansen, selecionador do PanamáMARTIN BERNETTI / AFP / AFP / Profimedia

O selecionador do Panamá, Thomas Christiansen, destacou o Gana como uma ameaça significativa no Grupo L após o sorteio para o Mundial-2026.

A equipa da América Central vai defrontar o Gana, Inglaterra e Croácia num grupo exigente, que deixa pouca margem para erro.

O sorteio, realizado na sexta-feira em Washington DC, colocou estas duas seleções frente a frente pela primeira vez ao nível sénior. O Gana nunca enfrentou o Panamá em qualquer jogo oficial, mas ambos os selecionadores já se conhecem bem dos tempos em que jogaram na Alemanha.

Christiansen e Otto Addo defrontaram-se na Bundesliga, uma ligação que volta agora à tona enquanto se preparam para se encontrar no maior palco do futebol mundial.

Em declarações ao Flashscore após o sorteio, Christiansen reconheceu a qualidade do Gana e recordou a sua experiência pessoal frente a Addo durante as respetivas carreiras de jogador.

“Defrontei-o quando era jogador na Bundesliga, por isso conheço o Otto Addo e sei a qualidade que tinha como jogador e aquilo que trouxe à equipa. Claro que também têm o Inaki Williams, que joga no Athletic Bilbao. Tenho boas referências do Gana e será um jogo complicado", afirmou.

O Gana vai iniciar a sua campanha no Mundial frente ao Panamá a 17 de junho, um encontro que ganha agora um interesse acrescido devido à história partilhada entre os treinadores.

Em resposta às palavras de Christiansen, o selecionador do Gana, Otto Addo, também recordou ao Flashscore os duelos na Bundesliga e elogiou o seu homólogo.

"Christiansen jogava na minha época. Defrontei-o várias vezes. Era um jogador muito inteligente, com bom carácter, por isso espero que seja taticamente muito, muito forte porque é perspicaz. Tenho de os estudar com muita atenção. Ainda não os analisei em detalhe, mas vou fazê-lo cuidadosamente para perceber como podemos vencê-los da melhor forma", confirmou.

Com Inglaterra e Croácia também no grupo, tanto o Gana como o Panamá encaram este primeiro confronto como decisivo para as suas aspirações de qualificação.