Mais

Mundial-2026: Unai Simón, o veterano que ostenta galões na seleção espanhola

Unai Simón, guarda-redes da seleção espanhola
Unai Simón, guarda-redes da seleção espanholaRFEF

Com a ausência de Álvaro Morata da lista de convocados por razões técnicas, e as baixas de Carvajal e Rodri por lesão, o guarda-redes de Murguía é o jogador com mais jogos nesta janela na seleção espanhola e a quem cabe a braçadeira de capitão.

Unai Simón (28 anos) soma até à data 52 jogos disputados pela seleção principal de Espanha. O guarda-redes do Athletic Bilbao foi convocado pela primeira vez por Luis Enrique no verão de 2020, para os duelos da Liga das Nações frente à Alemanha e à Ucrânia, sem chegar a estrear-se.

A estreia chegou pouco depois, em novembro desse mesmo ano, num amigável frente aos Países Baixos. Fixou-se na baliza na histórica goleada (6-0) frente à Alemanha em La Cartuja e, desde então, tem sido o guarda-redes titular da seleção espanhola, tanto com o técnico asturiano como com Luis de la Fuente.

Disputou o Euro-2020, no qual foi peça fundamental na decisão por penáltis dos quartos de final, frente à Suíça. Na ronda anterior frente à Croácia (3-5 no prolongamento), apesar do seu erro no primeiro golo, teve uma atuação destacada ao travar as investidas dos balcânicos. Espanha atingiu as meias-finais e só os penáltis frente à Itália o afastaram da final. Também participou na Liga das Nações de 2021, em que a Espanha foi vice-campeã, e no Mundial do Catar em 2022.

Era dourada

Com De la Fuente continuou a ser uma referência entre os postes, venceu a Liga das Nações 2023 ao defender dois penáltis na final frente à Croácia. Fez história no Euro-2024 da Alemanha, em que a seleção espanhola venceu os sete jogos, derrotando quatro campeãs do mundo (Itália, Alemanha, França e Inglaterra) e atingiu a final da Liga das Nações este ano, onde só Portugal, nos 11 metros, impediu um segundo título consecutivo.

Seguem-se Ferran, Oyarzábal e Dani Olmo

Embora, em termos de idade, Álex Remiro (30), David Raya (30), Marcos Llorente (30), Álex Grimaldo (30), Aymeric Laporte (31), Mikel Merino (29) e Borja Iglesias (32) o superem, ninguém tem mais internacionalizações do que Unai Simón na lista atual. A média de idade da última convocatória é de 26,28 anos.

Aos 52 jogos de Unai Simón aproximam-se Ferran Torres com 50, Mikel Oyarzábal com 47, Dani Olmo com 45 e Aymeric Laporte com 40.

O debate na baliza

Recentemente, Unai Simón foi questionado numa entrevista no El Larguero sobre o grande nível de Joan García na baliza do Espanhol - agora lesionado - e a sua possível chamada à seleção. O guarda-redes do Athletic Bilbao destacou o grande papel dos guarda-redes espanhóis e fez uma reflexão que não deixou ninguém indiferente.

"Eu vejo que o Joan está a fazer uma grande época, e já o fez no ano passado. Mas pela mesma lógica posso dizer que tem de vir o Robert Sánchez, ou qualquer outro guarda-redes que esteja em bom nível, como foi o Kepa no Bournemouth. Depois, o míster seleciona os três guarda-redes que considera serem os melhores para estes jogos". afirmou.

"A partir daí, se o Joan entrar na convocatória, um de nós três terá de sair. E o Joan está a fazer muito bem, mas o Remiro está a fazer excelente, o David está a fazer impressionantemente bem e considero que eu também estou a fazer bem", acrescentou.