Mais

Mundial-2026: Uruguai e Chile empatam sem golos no encerramento da qualificação (0-0)

Uruguai e Chile anularam-se
Uruguai e Chile anularam-seRodrigo ARANGUA / AFP
O Uruguai, já apurado para a próxima edição do Mundial de seleções, empatou sem golos em Santiago com o Chile, que não conseguiu sair do fundo do poço na última jornada da qualificação sul-americana.

Recorde as incidências da partida

Celeste terminou a qualificação em 4.º lugar, com 28 pontos, atrás de Argentina, Equador e Colômbia.

Notas dos jogadores
Notas dos jogadoresFlashscore

Embora tenha valorizado o empate, o técnico do Uruguai, Marcelo Bielsa, afirmou não estar "conforme com o jogo que apresentámos".

Chile, por sua vez, encerrou uma qualificação para esquecer, como último classificado com apenas 11 pontos e o pior desempenho da sua história.

La Roja tornou-se ainda a terceira pior seleção na história das eliminatórias sul-americanas por pontos, depois da Venezuela, que no caminho para França-1998 e Catar-2022 alcançou três e 10 pontos, respetivamente.

Ineficácia ofensiva

O Chile chegou ao duelo sem nenhum representante da sua geração dourada, que conquistou a Copa América em 2015 e 2016, mas não conseguiu apurar-se para os Mundiais da Rússia-2018, Catar-2022 e Mundial-2026. Mas os novos rostos, como os avançados Lucas Cepeda e Emiliano Ramos, deram pouco para desfrutar.

Diante da pouca ação no encontro, a pequena claque que esteve presente no Estádio Nacional, em Santiago, prestou uma grande homenagem ao Loco Bielsa, ídolo em solo chileno, que comandou a Roja entre 2007 e 2011.

O atual treinador da Celeste regressou ao Chile após 14 anos e foi recebido com cânticos de "Bielsa querido, Bielsa querido, os chilenos jamais te esquecerão".

O Uruguai, que na semana passada garantiu o apuramento para o sua quinto Mundial consecutivo, apenas deu pinceladas do nível mostrado em Montevidéu, quando goleou o Peru por 3-0.

"Não merecíamos vencer"

O Chile não parou de tentar, mas a maioria dos seus remates nem sequer foi à baliza do guarda-redes uruguaio Santiago Mele.

A ausência de golos fez o Chile sofrer durante todo apuramento. É a terceira seleção na história das qualificações sul-americanas neste formato de disputa que menos golos marcou, com apenas nove golos em 18 partidas.

Com o apuramento para o Mundial garantido, o conjunto charrúa dosou esforços e limitou-se a esperar por contra-ataques para assustar os comandados pelo chileno Nicolás Córdova.

"Não foi uma boa partida para nós. Não merecíamos vencer. Se houvesse um vencedor, não deveríamos ter sido nós", afirmou Bielsa após o jogo.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaFlashscore