Mais

Mundial-2026: Uruguai vence Venezuela com golaço de Arrascaeta e fica a um passo da fase final (2-0)

Arrascaeta celebra golo que selou a vitória da Celeste
Arrascaeta celebra golo que selou a vitória da Celeste EITAN ABRAMOVICH / AFP
O Uruguai venceu a Venezuela por 2-0, no Estádio Centenário, em Montevideu, em jogo da 16.ª jornada das Eliminatórias para o Campeonato do Mundo de 2026. Rodrigo Aguirre e Arrascaeta - com um belíssimo golo de fora da área - marcaram na vitória da Celeste Olímpica.

Recorde as incidências da partida

As notas individuais dos onzes iniciais
As notas individuais dos onzes iniciaisFlashscore

Com este resultado, a equipa orientada pelo técnico Marcelo Bielsa ficou muito perto de carimbar o passaporte para o próximo Campeonato do Mundo, além de ter ajudado a seleção brasileira e o Equador, que já não podem ser alcançados pela Venezuela e garantiram presença no Mundial.

O Uruguai ocupa o quinto lugar, com 24 pontos. A Celeste não vencia há quatro jogos — somando duas derrotas e dois empates nesse período. Na jornada anterior, a seleção uruguaia tinha perdido por 2-0 com o Paraguai, em Assunção.

Show de Arrascaeta

Arrascaeta atravessa um dos melhores momentos da sua carreira. Melhor marcador do Brasileirão, com nove golos e quatro assistências, o médio marcou um golaço de meia distância, somando o seu 13.º golo em 29 jogos nesta temporada. Foi o primeiro tento ao serviço da seleção este ano, o 11.º com a camisola da Celeste — dois deles apontados em fases finais de Campeonatos do Mundo.

Apesar do desaire, a Venezuela mantém-se no 7.º lugar, com 18 pontos, e depende apenas de si própria para, pelo menos, garantir um lugar na repescagem. A principal preocupação da Vinotinto é a Bolívia, que segue logo atrás. La Verde venceu o Chile por 2-0 esta terça-feira e ocupa agora a oitava posição, com 17 pontos.

As principais estatísticas da partida
As principais estatísticas da partidaFlashscore

A próxima janela da FIFA encerrará a fase de qualificação. O Uruguai recebe o Peru, em Montevideu, e termina a campanha diante do Chile, em Santiago. Já a Venezuela visita a Argentina e, na derradeira jornada, recebe a Colômbia em casa.