Mais

Mundial-2030: Presidente da RFEF em Marrocos antes de visitar Proença

Rafael Louzán, com Fouzi Lekjaa
Rafael Louzán, com Fouzi LekjaaRFEF
O presidente da RFEF, Rafael Louzán, iniciou uma série de reuniões com os presidentes das federações de futebol que fazem parte da candidatura ao Campeonato do Mundo de 2030, com os quais estabelecerá uma estreita colaboração com vista à organização deste grande evento desportivo. Nos próximos dias, Rafael Louzán terá um novo encontro com o novo presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Pedro Proença, que tomará posse na segunda-feira, 24 de fevereiro.

Na terça-feira, 18 de fevereiro, deslocou-se a Marrocos, onde manteve um encontro com o presidente da Federação Marroquina de Futebol, Fouzi Lekjaa, na sede desta organização, situada em Rabat. Este é o primeiro contacto entre os dois presidentes, depois de Rafael Louzán ter sido eleito presidente da RFEF em dezembro passado.

Durante a reunião, Louzán propôs a criação de um comité de trabalho e de estratégia, que será setorial e rotativo. Este comité terá início imediatamente em Madrid e será composto pelas três federações que organizam o Campeonato do Mundo, a fim de fazer avançar esta estreita colaboração. Os representantes das federações argentina, uruguaia e paraguaia serão igualmente convidados para a primeira reunião, o que perfaz um total de seis países e três continentes representados na reunião.

Além disso, anunciou que se realizará em Madrid um grande evento por ocasião do 15.º aniversário do Campeonato do Mundo de Futebol da África do Sul, para o qual serão igualmente convidados a FIFA e as federações da Argentina, do Uruguai e do Paraguai.

Coincidindo com esta viagem, na quarta-feira, 19, o presidente da Real Federação Espanhola de Futebol participará na conferência organizada pela Embaixada de Espanha, em colaboração com o ICEX, para as empresas espanholas interessadas nas oportunidades de negócio que o Campeonato do Mundo de 2030 irá criar em Marrocos.

O Presidente da RFEF fará uma apresentação para realçar a experiência da Espanha como país e como Federação na organização de grandes eventos desportivos de nível mundial, bem como para destacar o nível, o talento e o profissionalismo das empresas espanholas e fazer um resumo das linhas gerais da candidatura ao Campeonato do Mundo de 2030.

O Presidente da RFEF anunciou a celebração de um grande evento para assinalar o 15.º aniversário do Campeonato do Mundo na África do Sul, para o qual serão também convidados os membros da candidatura, a FIFA, a Argentina, o Uruguai e o Paraguai.

Nos próximos dias, Rafael Louzán terá um novo encontro com o novo presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Pedro Proença, que tomará posse na segunda-feira, 24 de fevereiro.

O objetivo é reforçar a colaboração, a nível presidencial, entre as três federações envolvidas na organização daquele que foi descrito como "o melhor Campeonato do Mundo da história".