O Liverpool bateu o seu recorde de transferências em junho ao contratar o internacional alemão ao Bayer Leverkusen por 115 milhões de euros garantidos, mais até 10 milhões em bónus. No entanto, Wirtz ainda não marcou nem assistiu em sete jogos da Premier League pelos atuais campeões.
"Apesar de ainda não ter feito nenhum golo, continua a ser o jogador que mais oportunidades cria na Premier League," afirmou Nagelsmann à Sport 1 após a vitória caseira da Alemanha por 4-0 frente ao Luxemburgo, na qualificação para o Mundial-2026: "Não é culpa dele se os colegas não concretizam, e as estatísticas nem sequer mostram tudo."
Wirtz chegou ao Leverkusen vindo de Colónia em 2020 e rapidamente se afirmou como um dos maiores talentos da Bundesliga, somando 57 golos e 65 assistências em 197 jogos pelo Leverkusen. Mas a chegada a Anfield coincidiu com as dificuldades do Liverpool nesta época, com o clube a somar três derrotas consecutivas.
A contratação mais cara do Liverpool, Alexander Isak, tem-se mostrado aquém do esperado após uma pré-época encurtada, enquanto Mohamed Salah não conseguiu repetir o seu registo histórico, tendo apontado apenas cinco golos nos últimos 21 jogos pelos Reds.
"O Wirtz precisa de se habituar à liga. Vi-o jogar com total liberdade. Ele sabe do que é capaz e como tudo funciona," disse Nagelsmann: "Nem sempre teve vida fácil, agora também terá de trabalhar muito."
