Mais

Oficial: Gareca deixa comando técnico do Chile

Gareca teve passagem desastrosa pelo Chile
Gareca teve passagem desastrosa pelo ChileRODRIGO ARANGUA / AFP

Ricardo Gareca confirmou que deixou o cargo de seleccionador do Chile, após as esperanças do país de se qualificar para o Campeonato do Mundo de 2026 terem chegado ao fim com a derrota por 2-0 frente à Bolívia.

Recorde as incidências da partida

“Tomámos uma decisão, em conjunto com a equipa técnica (...) com toda a delegação. Dissemos aos jogadores que queremos atenuar a situação”, afirmou Ricardo Gareca numa breve conferência de imprensa após o jogo em El Alto, onde não respondeu a perguntas dos jornalistas.

“Os resultados nunca estiveram do nosso lado, em momento algum. Não conseguimos produzir resultados. O Chile encontra-se numa situação que ninguém desejava.”

A derrota deixou o Chile na última posição da tabela sul-americana, com apenas 10 pontos e duas jornadas por disputar nesta fase de qualificação.

A La Roja ficará de fora do Campeonato do Mundo pela terceira vez consecutiva, após falhar também a presença na Rússia 2018 e no Catar 2022 - um duro contraste com a era dourada em que conquistou a Copa América em 2015 e 2016.

Sob o comando do técnico argentino Ricardo Gareca, nomeado em 2024, o Chile somou apenas uma vitória em 13 jogos oficiais.