Mais

Oficial: Pedro Soares Gonçalves demitido do comando técnico da seleção angolana

Pedro Soares Gonçalves falhou o apuramento para o Mundial
Pedro Soares Gonçalves falhou o apuramento para o MundialAFP
O treinador português Pedro Soares Gonçalves foi esta quinta-feira demitido do comando técnico da seleção angolana de futebol, após falhar o apuramento ao Mundial-2026, anunciou a federação em comunicado.

Segundo o documento, a Federação Angolana de Futebol, além de agradecer, reconheceu os feitos alcançados pelo treinador luso no comando da equipa, mas falou no fim de uma etapa.

A direção da Federação Angolana de Futebol decidiu, por iniciativa própria, avançar com a medida que marca o encerramento de uma etapa construída com trabalho árduo, entrega total e verdadeiro compromisso com a bandeira nacional. Pedro Gonçalves foi mais que um treinador, foi um parceiro, um líder que acreditou no potencial de Angola e deu rosto e dignidade a uma seleção que voltou a sonhar”, refere.

A FAF reconheceu que, sob liderança de Pedro Soares Gonçalves, a seleção angolana cresceu não só em campo, mas também na confiança de “todo um povo”, com vitórias inesquecíveis pelo meio.

Pedro Gonçalves fez história no futebol angolano ao tornar-se o treinador mais vitorioso da seleção angolana, alcançando feitos inéditos como a qualificação para a CAN2023, a conquista da Taça COSAFA em 2024, 20 anos depois, e liderar Angola à sua melhor participação de sempre na CAN2023, realizada em 2024.

Para além disso, liderou antes a equipa numa inédita qualificação para o Mundial de sub-17 e, em setembro de 2024, foi nomeado para os prémios da Confederação Africana de Futebol (CAF) como o melhor treinador do ano. 

O timoneiro luso era até então o treinador com mais ‘tempo de casa’ entre todas as seleções africanas, cinco no total, após a saída de Aliou Cissé do comando técnico do Senegal.