Mais

Portugal-Irlanda: Da última vez foi preciso um super Ronaldo

Ronaldo continua a fazer história na seleção
Ronaldo continua a fazer história na seleçãoFPF

No caminho para garantir um lugar num Campeonato do Mundo, a seleção portuguesa de futebol volta a receber a Irlanda, um adversário tradicionalmente incómodo para a equipa lusa e que há quatro anos esteve perto de a vencer.

Siga as incidências da partida

Depois das fases de qualificação para os Mundiais de 2002 e 2022, em que a seleção nacional acabou sempre por alcançar o apuramento, os irlandeses voltam a aparecer no trajeto luso, desta vez na luta para estar no Mundial-2026, num Grupo F que conta apenas com quatro equipas - Hungria e Arménia integram o mesmo agrupamento.

Atualmente sem o poderio de outros tempos, a verdade é que a Irlanda foi sempre um adversário bem difícil para Portugal nas três vezes em que se defrontaram em solo luso em jogos oficiais, a última no apuramento para o último Campeonato do Mundo, no Catar.

Em 01 de setembro de 2021, a equipa das ‘quinas’ venceu por 2-1, no Estádio Algarve, mas esteve muito perto da derrota, sendo salva por Cristiano Ronaldo.

Com um golo de John Egan, aos 45 minutos, a Irlanda esteve a poucos momentos de festejar o seu primeiro triunfo de sempre em território português, mas Cristiano Ronaldo, com um ‘bis’ em cima do final do encontro, aos 89 e 90+6, evitou um desastre da equipa então orientada por Fernando Santos.

Os resultados entre as duas seleções
Os resultados entre as duas seleçõesFlashscore

Dois meses depois, em Dublin, novo jogo difícil para a seleção nacional, que regressou a casa com um 0-0, falhando dias mais tarde a qualificação direta para o Mundial-2022, com um desaire perante a Sérvia (2-1), no Estádio da Luz.

Mesmo assim, a equipas das quinas seguiu para o Catar, ao bater Turquia (3-1) e Macedónia do Norte (2-0) nos play-offs.

Duas décadas antes, no Estádio da Luz, em Lisboa, frente a uma Irlanda bem mais competitiva, com nomes como Roy Keane, Robbie Keane e Damien Duff, Portugal empatou (1-1), com Sérgio Conceição a marcar, aos 57 minutos, e com Matt Holland a impedir o triunfo luso, aos 72.

Depois de igual resultado em Dublin, a seleção de António Oliveira acabou por seguir diretamente para a competição que decorreu na Coreia do Sul e Japão, ao terminar no topo do Grupo 2, com 24 pontos, os mesmos que os irlandeses, que tinham desvantagem na difereça de golos. Em terceiro, e fora do primeiro Campeonato do Mundo na Ásia - com surpresa na altura -, ficaram os Países Baixos, com 20.

Mesmo assim, a Irlanda marcou presença no Mundial-2002 ao superar o play-off entre confederações que existia na altura, frente ao Irão (2-1).

Entre os jogos mais marcantes entre estas duas seleções está o duelo de novembro de 1995, numa noite de tempestade em Lisboa, com Portugal a vencer por 3-0 no antigo Estádio da Luz e a consumar o regresso a uma fase final de uma grande competição, ao Euro-1996, 12 anos após a participação no Euro-1984.

Na Luz, o chapéu histórico de Rui Costa abriu caminho à vitória, ao qual se seguiram golos de Hélder Cristóvão e Jorge Cadete.

Entre jogos oficiais e particulares, Portugal e Irlanda encontraram-se por 16 vezes, a primeira em 1946, num particular no Jamor, que a equipas das quinas venceu por 3-1, com dois golos de Peyroteo e um de Rogério Pipi.

O último embate também foi num particular, mas em Aveiro, num encontro de preparação da seleção portuguesa para a fase final do Euro2024, prova que decorreu na Alemanha e em que a equipa lusa ficou pelos quartos de final.

Em 11 de junho de 2024, Cristiano Ronaldo voltou a bisar, depois de João Félix ter aberto o marcador, no triunfo por 3-0.

O Portugal-Irlanda está agendado para as 19:45 de sábado, no Estádio José Alvalade.