Siga as incidências da partida
Em setembro, no Grupo F, que tem apenas quatro equipas, a seleção nacional foi a Erevan golear a Arménia (5-0), seguido de novo triunfo em Budapeste perante a Hungria (3-2), situação que deixa a equipa de Roberto Martínez perto de festejar brevemente o passaporte para o próximo Campeonato do Mundo, não só pelo favoritismo perante os irlandeses, mas também pelo calendário dos arménios.
A seleção lusa lidera o agrupamento com seis pontos, mais três do que a Arménia, enquanto húngaros e irlandeses somam apenas um, resultante do empate entre ambos.
No sábado, Portugal aparece, no Estádio José Alvalade, como super favorito perante a Irlanda, que vem uma derrota inesperada em Erevan (2-1), enquanto a Arménia vai ter vida difícil na Hungria, que tem como claro objetivo voltar a estar presente num Campeonato do Mundo após 40 anos de ausência, desde o México-1986.

Em caso de triunfo sobre os irlandeses, que também não sabem o que é competir num Mundial desde 2002, e um deslize dos arménios em Budapeste, Portugal pode preparar a festa para 14 de outubro, embora ainda sem foguetes antecipados.
Mesmo que vença a Hungria nesse dia, novamente no estádio lisboeta, a festa da nona presença de Portugal em Mundiais, a sétima seguida, só poderá consumar-se com um favor da Irlanda na receção à Arménia: um triunfo sobre os arménios ou até só com um empate.
O Portugal-Irlanda está agendado para sábado, às 19:45, no Estádio José Alvalade, em Lisboa.
O vencedor do grupo assegura automaticamente um lugar no torneio que se vai disputar no próximo ano nos Estados Unidos, no Canadá e no México, e que pela primeira vez vai ter 48 seleções. Já o segundo colocado terá de disputar os play-offs de apuramento.