O vencedor do Golo do Ano pertence ao talismã da Escócia e do Nápoles, Scott McTominay, graças à sua bicicleta frente à Dinamarca.
O encontro já é lendário no imaginário escocês, com a vitória por 4-2 a garantir a qualificação do Tartan Army para o Mundial-2026.
O golo de McTominay surgiu nos minutos iniciais do duelo frente aos dinamarqueses, quando Ben Gannon Doak recuperou a bola perto da área adversária, após uma pressão intensa.
O extremo do Bournemouth avançou com a bola, aguardando o momento certo para cruzar para a área, enquanto os seus colegas procuravam espaço.
Gannon Doak cruzou com o seu pé esquerdo preferido e McTominay finalizou de forma acrobática, com grande classe.
O remate ficou fora do alcance do guarda-redes do Celtic, Kasper Schmeichel, com a bola a aninhar-se junto ao poste mais distante, dando à Escócia uma vantagem precoce sobre a Dinamarca num jogo decisivo.
Avance para os 16 segundos para ver o golo
O encontro teve ainda muitos momentos de emoção, com Escócia e Dinamarca a trocarem golos na segunda parte após o golo inaugural de McTominay. Rasmus Hojlund restabeleceu a igualdade para os dinamarqueses da marca dos onze metros, aos 57 minutos.
Um golo de Lawrence Shankland voltou a colocar os escoceses na frente aos 78 minutos, mas a vantagem durou pouco. Patrick Dorgu marcou de bola corrida apenas três minutos depois: 2-2, e a Escócia teve de voltar a lutar.
Já no minuto 90+3, Kieran Tierney fez um golo pouco habitual, disparando forte após fletir da direita para o meio. Que momento!
Kenny McLean fechou a contagem pouco depois, com um remate de muito longe, levando o banco e as bancadas escocesas ao delírio: missão cumprida.
Escócia 4-2 Dinamarca foi um jogo eletrizante, recheado de golos de grande qualidade, mas a ousadia de McTominay vale-lhe o prémio de Golo do Ano 2025.
