Richard Ríos (Benfica) titular no empate (0-0) da Colômbia com o Canadá capitaneado por Eustaquio (FC Porto)

Colômbia empatou com o Canadá
Colômbia empatou com o Canadá CHARLY TRIBALLEAU / AFP

Impulsionada por goleadas recentes, a Colômbia encontrou esta terça-feira um obstáculo no caminho para o Mundial-2026 ao empatar sem golos frente a um Canadá que se fechou na defesa, num particular disputado nos Estados Unidos.

Canadá 0-0 Colómbia

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

Com o extremo Luis Díaz a titular e a presença de James Rodríguez na segunda parte, os cafeteros, que tiveram Richard Ríos no onze, continuam o seu processo de preparação para regressar a um Mundial após a ausência no Catar2.

No estádio Red Bull Arena, em Harrison, Nova Jérsia, a equipa do treinador argentino Néstor Lorenzo esteve longe da goleada por 4-0 no último jogo frente ao México e das vitórias na última janela do pré-mundial frente à Bolívia (3-0) e à Venezuela (6-3).

Alguns de nós "jogaram (juntos) pela primeira vez" e "acho que não estivemos assim tão mal", disse o médio Richard Ríos à Caracol TV. "Acho que haverá sempre coisas a melhorar".

A Colômbia pretende fazer uma boa prestação nos amigáveis antes do Mundial para se aproximar dos nove primeiros lugares do ranking da FIFA, que garantem ser cabeça de série no torneio juntamente com os organizadores, Estados Unidos, Canadá e México.

Embora sem fazer grandes alterações, Lorenzo está a testar algumas das suas opções para o Mundial, especialmente perante a ausência de Jhon Arias, a quem preferiu dar tempo para se adaptar ao Wolverhampton de Inglaterra.

Sem o médio, que desempenha o papel de articulador entre os médios mais recuados e o ataque, o DT colocou de início o "10" Juan Fernando Quintero e Jaminton Campaz, de perfil semelhante nos seus movimentos.

Mas perante a falta de clareza na primeira parte, em parte devido ao pouco tempo útil de jogo, para a segunda parte Lorenzo fez entrar James Rodríguez para fazer dupla com Quintero. Como poucos selecionadores no mundo, Lorenzo deu-se ao luxo de juntar durante alguns minutos dois criativos de canhotas mágicas.

No entanto, o jogo físico e por vezes agressivo dos canadianos não permitiu à Colômbia exibir o estilo associativo que a caracteriza, tendo sofrido 18 faltas.

Este jogo foi a grande oportunidade para o lateral-direito Andrés Román, o médio Juan Camilo Portilla e o avançado Juan Camilo "Cucho" Hernández, goleador do Real Betis no futebol espanhol, garantirem o seu lugar no Mundial. No entanto, nenhum deles fez uma exibição que levasse Lorenzo a pensar duas vezes.

Também não foi o dia de Luis Díaz, que na única ocasião que teve, após uma combinação com Hernández, falhou um golo.

Para o Mundial-2026, a Colômbia tem o desafio de superar o seu melhor desempenho num Mundial, os quartos de final no Brasil 2014.

Os números da partida
Os números da partidaFlashscore