O romeno de 55 anos substitui o português Paulo Bento, que foi despedido no mês passado, apesar da vitória no último minuto sobre a Coreia do Norte na fase de qualificação para o Campeonato do Mundo da Ásia.
Os Emirados Árabes Unidos estão em terceiro lugar no Grupo A das eliminatórias para o Campeonato do Mundo de 2026 nos Estados Unidos, Canadá e México. Os dois primeiros classificados de cada um dos três grupos asiáticos passam automaticamente, enquanto os terceiro e quarto classificados avançam para outra fase.
O Irão já conquistou uma das duas vagas disponíveis no Grupo A, enquanto o segundo classificado, o Uzbequistão, tem quatro pontos de vantagem sobre os Emirados Árabes Unidos a dois jogos do fim.
Olaroiu passou as últimas três temporadas e meia no Sharjah, clube dos Emirados Árabes Unidos, e na semana passada levou a equipa à final da Liga dos Campeões da Ásia.
Trabalhou extensivamente na região do Golfo, treinando o Al Hilal na Arábia Saudita, o Al-Sadd, do Catar, e o Al Ain, dos Emirados, antes de se mudar para a China, onde conquistou o título da Super Liga Chinesa com o Jiangsu Suning em 2020.
O primeiro jogo de Olaroiu à frente dos Emirados Árabes Unidos será o jogo de qualificação para o Campeonato do Mundo, em casa, contra o Uzbequistão, a 5 de junho. Cinco dias depois, os Emirados Árabes Unidos visitam o Quirguistão pelo Grupo A.