Mais

Seleção romena apresentou novo equipamento: "A camisola que nos faz ver"

O novo equipamento amarelo dos tricolores
O novo equipamento amarelo dos tricoloresFRF

A poucos dias do início das eliminatórias para o Campeonato do Mundo de 2026, a Federação Romena de Futebol apresentou o novo equipamento da equipa tricolor.

A nova camisola é inspirada no equipamento utilizado pela Roménia no Campeonato do Mundo de 1994, quando a equipa romena registou o seu melhor resultado de sempre.

Alibec com a nova camisola amarela
Alibec com a nova camisola amarelaFRF

Declaração de identidade

"A peça central da nova coleção é a camisola amarela, símbolo da tradição e da paixão dos adeptos romenos. Inspirado no modelo icónico utilizado no Campeonato do Mundo de 1994 - um momento marcante na história do futebol romeno - o novo design combina uma estética moderna com o poder simbólico do passado. O Tricolor é subtilmente realçado por riscas laterais, visíveis de qualquer ângulo, recordando-nos que a nossa identidade nacional está sempre presente, independentemente de onde estivermos", pode ler-se.

"Este conjunto conta uma história sobre o que significa ser romeno, quer se esteja em casa ou na diáspora. O Tricolor torna-se uma ponte para as nossas raízes culturais, um símbolo de orgulho e perseverança", afirmou a FRF.

Para além da camisola amarela, a coleção inclui também dois equipamentos secundários, em vermelho e azul, que pela primeira vez terão um design diferente do equipamento principal. Estes equipamentos, que são utilizados em jogos fora, realçam ainda mais a bandeira tricolor.

Os três equipamentos da Roménia
Os três equipamentos da RoméniaFRF

"O design das camisolas foi realizado por Jean Popescu, um designer romeno radicado em Copenhaga, apaixonado pelas camisolas de futebol e pelas histórias por detrás delas. Jean Popescu tem vindo a contar histórias utilizando imagens e camisolas para ligar os jovens à história do futebol romeno desde 2020, quando começou a escrever artigos aprofundados sobre a cultura e a tradição das camisolas. Jean Popescu, não é a primeira vez que colabora com a FRF, em 2023 criou o tipo de letra dedicado às camisolas, um tipo de letra inspirado nas linhas da Coluna do Infinito, a famosa escultura de Constantin Brâncuși, e que também estará na nova camisola de forma estilizada", explicou ainda a FRF.

Bîrligea com o equipamento azul
Bîrligea com o equipamento azulFRF

A seleção romena usará o novo equipamento pela primeira vez no jogo contra a Bósnia e Herzegovina, na sexta-feira, 21 de março.

Nicolae Stanciu com o equipamento vermelho
Nicolae Stanciu com o equipamento vermelhoFRF