Siga o Mundial sub-17 no Flashscore
Com a Nigéria, totalista de Mundiais sub-17 com cinco títulos, ausente, o Brasil, que tem quatro, a última em 2019, viaja até ao Médio Oriente com o estatuto de favorito, embora os germânicos prometam ter um palavra a dizer.
Campeã pela primeira vez em 2023, na Indonésia, a Alemanha vai tentar no Catar tornar-se na primeira seleção europeia com dois Mundiais da categoria no currículo, numa altura em que a prova sofreu alterações.
Normalmente jogado de dois em dois anos, o Campeonato do Mundo de sub-17 passa agora a ser anual e esta será a primeira de cinco edições seguidas que vão acontecer no Catar.
O número de seleções participantes passou de 24 para 48, com Portugal a registar a sua quarta aparição, a primeira desde 2003. A melhor campanha de equipa lusa aconteceu em 1989, na Escócia, com o terceiro lugar.

Além da Nigéria, o Gana, duas vezes campeão, também vai falhar a competição, assim como a Espanha, uma das seleções com historial de domínio nos escalões de formação, mas que nunca conseguiu vencer o Mundial sub-17, sendo quatro vezes finalista.
A Alemanha aparece a defender a título e com a ambição do bi, mas Inglaterra (2017), Suíça (2009) e França (2001) também estão na corrida para se tornarem na primeira seleção europeia com dois títulos.
Aliás, os gauleses ficaram mesmo perto desse feito em 2023, acabando por esbarrar na final com os germânicos, ao caírem nas grandes penalidades (4-3) depois do 2-2 no tempo regulamentar.
Seis vezes campeão e recordista nos sub-20, e finalista vencido do Mundial que decorreu já este ano no Chile, a Argentina vai tentar novamente encontrar o sucesso nos sub-17, prova que nunca conquistou e que nunca sequer conseguiu alcançar a final. O melhor que conseguiu foi o terceiro lugar em três ocasiões, em 15 participações.

Nesta categoria, o México, campeão em 2005 e 2011, também tem sempre uma palavra a dizer na luta pelo título.
Zâmbia, Uganda, El Salvador e Ilhas Fiji são as seleções estreantes, assim como a República da Irlanda, que conta no ataque com Jadeh Umeh, jogador que atua nos escalões de formação do Benfica.
Todos os encontros do Mundial sub-17 vão decorrer no Doha Sports City, um complexo desportivo com oito estádios, com a final agendada para 27 de novembro no Khalifa International Stadium, que tem capacidade para 45 mil pessoas.
A competição arranca oficialmente na segunda-feira com o encontro África do Sul-Bolivia e o Costa Rica-Emirados Árabes Unidos, os dois primeiros jogos de oito agendados para esse dia.
