Brasileiros e argentinos lideram com nove pontos em três jogos a fase final do torneio, que está a ser disputado na Venezuela com quatro vagas para o Mundial Sub-20 em disputa. Depois de terem alcançado o primeiro objetivo, os dois países têm agora em vista o título sul-americano.
As duas seleções vão defrontar-se na próxima quinta-feira, com um eco da goleada de 6-0 com que a Albiceleste humilhou a canarinha no dia de abertura do evento.
O Uruguai, por sua vez, deixou escapar uma vantagem e empatou (1-1) com o Chile, complicando suas esperanças. Colômbia e Paraguai têm três pontos, enquanto os charrúas e os chilenos têm um.
A geração anterior de jovens do Uruguai venceu o Mundial Sub-20 em 2023.
"O Brasil está onde deve estar"
Os golos de Gustavo Prado, aos 15 minutos, e de Rayan, aos 17, deram ao Brasil a vantagem sobre o Paraguai no Estádio Olímpico da UCV, em Caracas, e o suplente Alisson fechou a vitória da equipa treinada por Ramon Menezes aos 78 minutos.
Angel Aguayo marcou o golo do Albirrojo aos 25 minutos.
"A equipa tem sabido sofrer nesta competição", disse Menezes, sublinhando a capacidade de recuperação dos jogadores após a derrota esmagadora na estreia, pela qual disse assumir "toda a responsabilidade".
"Temos de dar os parabéns a estes rapazes por tudo o que têm feito (...). Esses caras entraram em campo com espírito, com atitude, e deram a alma para colocar o Brasil no Campeonato Mundial", completou.
Prado, com uma jogada individual, e Rayan, com uma bela finalização de pé esquerdo no final de um contra-ataque liderado por Wesley, pareciam ter acabado com o jogo.
No entanto, o Paraguai acordou com o golo de Aguayo - de cabeça, após cobrança de um canto - e esteve perto do empate com tentativas perigosas de Octavio Alfonso: um remate de média distância que passou rente ao travessão aos 51 minutos e um livre que foi bloqueado pelo guarda-redes Felipe Longo aos 63'.
A tranquilidade da Canarinha veio em outro contra-ataque. Pedrinho invadiu a área em velocidade, cruzou rasteiro e Alisson deu um toque à saída do guarda-redes Facundo Insfran.
Golo brilhante
Um golaço do promissor Ian Subiabre no último minuto do segundo tempo deu a vitória à Argentina sobre a Colômbia.
Subiabre, jogador de 18 anos do River Plate, marcou seu terceiro golo no torneio aos 86 minutos do segundo tempo, pouco depois de entrar em campo no Estádio Brigido Irarte, também em Caracas, no lugar de Claudio "El Diablito" Echeverri.
O argentino tirou um adversário da área com um bom gesto técnico e rematou com força para quebrar a resistência do guarda-redes Jordan García.
Os guarda-redes, o argentino Jeremías Martinet e o colombiano García, tinham ambos feito excelentes defesas.
Vantagem perdida
Com um remate vistoso após o cruzamento de Matías Pérez, Iván Román empatou para o Chile contra o Uruguai aos 65 minutos.
Juan Rodríguez havia marcado para a Celeste aos 45 minutos, após livre de Germán Barbas, com precisão cirúrgica.
O Chile já está qualificado para o Campeonato do Mundo, uma vez que é o anfitrião do torneio, que decorre de 27 de setembro a 19 de outubro.