Os clubes portugueses disponibilizaram 11 futebolistas para o Mundial de sub-20, que arranca no sábado, no Chile, num lote encabeçado pelos argentinos Gianluca Prestianni e Tomás Pérez, de Benfica e FC Porto, respetivamente.
Prestianni, com nove jogos e um golo pelas águias em 2025/26, e Tomás Pérez, limitado a três partidas pela equipa B dos dragões, fazem parte dos 21 convocados do treinador Diego Placente, que orienta a seleção mais titulada da prova, com seis troféus.
A 24.ª edição do Mundial de sub-20 decorre entre sábado e 19 de outubro, período que abrange quatro jogos de Benfica e FC Porto, incluindo o clássico entre os dois rivais, da oitava jornada da Liga, agendado para o dia 5 do próximo mês, no Estado do Dragão.
No Grupo D, a Argentina terá pela frente Austrália, Itália, vice-campeã em 2023, e Cuba, capitaneada pelo defesa esquerdo Karel Pérez, que está cedido pelos costa-riquenhos da Alajuelense ao Vianense, do Campeonato de Portugal, quarto escalão nacional.
Numa prova destinada a atletas nascidos entre 01 de janeiro de 2005 e 31 de dezembro de 2009, o Brasil, segundo com mais êxitos, com cinco, reúne o guarda-redes Lucas Furtado, do Vitória SC B, da Liga 3, e o médio Rayan Lucas, com quatro encontros pelo Sporting B, líder da Liga 2, desde que chegou por cedência do Flamengo.
Siga os seus futebolistas favoritos e mantenha-se atualizado com as novas notificações de jogadores
O Brasil está na poule C, ao lado de Espanha, campeã em 1999, México e Marrocos, cuja convocatória tem o avançado Yassir Zabiri, com três jogos ao serviço do Famalicão.
Já o defesa central Steven Baseya, do Alverca, foi chamado pela França, vencedora em 2013, que é acompanhada no Grupo E pelos Estados Unidos, do também central Joshua Wynder, do Benfica B, pela África do Sul, do guarda-redes Fletcher Smythe-Lowe, da equipa de sub-23 do Estoril Praia, e pela Nova Caledónia, única estreante na edição de 2025.
Na poule B, o médio Taewon Kim, dos sub-23 do Portimonense, faz parte das opções da Coreia do Sul para medir forças com Ucrânia, triunfante em 2019, Paraguai e Panamá, enquanto o avançado Óscar Perea, emprestado pelos franceses do Estrasburgo ao AFS, está ao dispor da Colômbia, adversária de Noruega, Nigéria e Arábia Saudita no Grupo F.
Dos 11 representantes de emblemas portugueses, apenas Karel Pérez tem internacionalizações pela seleção principal do respetivo país, ao acumular 12 por Cuba.
O Mundial de sub-20 vai contar com 504 jogadores, repartidos por 24 seleções, numa edição sem Uruguai, campeão há dois anos, e Portugal, um dos terceiros mais titulados, face aos êxitos seguidos selados em 1989, na Arábia Saudita, e em 1991, como anfitrião.