Mais

Tuchel afirma que jogadores de Inglaterra aderiram ao espírito de equipa

Tuchel conduziu Inglaterra a uma campanha invicta no qualifying do Mundial
Tuchel conduziu Inglaterra a uma campanha invicta no qualifying do MundialGraham Hunt / ProSportsImages / DPPI via AFP / Profimedia

Thomas Tuchel garantiu que as estrelas de Inglaterra abraçaram o seu espírito de construção da equipa, depois de Jude Bellingham e Phil Foden terem sido utilizados como suplentes na vitória por 2-0 frente à Sérvia, na quinta-feira.

Tuchel lançou o médio do Real Madrid Bellingham e o avançado do Manchester City Foden na segunda parte em Wembley, mantendo a confiança nos jogadores que tinham impressionado nas três partidas anteriores de Inglaterra. Os Três Leões garantiram a qualificação para o Mundial do próximo ano em outubro, com uma vitória convincente na Letónia, logo após o triunfo por 0-5 sobre a Sérvia em setembro.

Bellingham não jogava por Inglaterra desde junho, enquanto Foden falhou os três últimos estágios internacionais.

Numa mensagem clara de que os lugares têm de ser conquistados pelo desempenho e não pela reputação, Tuchel fez Bellingham e Foden esperar antes de os lançar aos 64 minutos frente à Sérvia. Os dois combinaram para assistir o golo de Eberechi Eze aos 90 minutos, depois de Bukayo Saka ter colocado Inglaterra em vantagem na primeira parte. 

Tuchel está convencido de que conseguiu criar um forte sentido de propósito e união no grupo desde que assumiu o comando em janeiro e acredita que essa coesão vai garantir que não haja problemas com jogadores insatisfeitos caso não sejam titulares no Mundial.

"Não se trata de construir um onze inicial. Trata-se de construir uma equipa. Todos são figuras importantes nos seus clubes, todos ficam desiludidos quando não jogam. Isto é normal. Mas eles aderem a esta ideia de construir uma equipa. É isto que queremos e precisamos, não há outra forma de o fazer. Só um grupo forte, capaz de deixar o ego e a frustração de lado, pode contribuir para dar dores de cabeça ao treinador na próxima partida", afirmou.

Bellingham tem enfrentado notícias que o apontam como uma figura divisiva no grupo de Inglaterra, mas Tuchel conhece bem as qualidades do médio e não há qualquer hipótese de ser afastado da seleção. Se conseguirá conquistar um lugar na equipa a tempo do Mundial é outra questão.

No entanto, Tuchel, motivado por sete vitórias consecutivas na qualificação para o Mundial sem conceder um único golo, está convencido de que os líderes da equipa vão dar o exemplo no torneio.

"Temos uma cultura forte com um núcleo de líderes na equipa. O ambiente no grupo tem a energia certa. Todos querem muito jogar. É um bom sinal. Estágio após estágio, construímos uma cultura e os jogadores mantêm os padrões. Se garantirmos que seguimos na direção certa, talvez consigamos construir algo especial", atirou.