Mais

Uma arma não muito secreta: Ronaldo marcou todos os golos de Portugal na Arménia

Cristiano Ronaldo preparado para o confronto com a Arménia
Cristiano Ronaldo preparado para o confronto com a ArméniaTOBIAS SCHWARZ / AFP
Mais de 10 anos depois, Portugal está de volta à Arménia, desta vez para o arranque da qualificação para o Mundial de 2026. Cristiano Ronaldo será o foco de atenção dos adeptos arménios, como acontece onde quer que jogue, mas há um motivo especial pelo qual CR7 merece destaque.

Siga as incidências do encontro

Em toda a história do confronto entre as duas seleções, Portugal nunca perdeu com a Arménia, mas tem sentido dificuldades sempre que deixa o solo nacional para jogar na capital, Erevan.

Nas três visitas à Arménia, Portugal só venceu uma vez (2-3) e nunca marcou um golo que não tivesse sido apontado por… Cristiano Ronaldo.

Os últimos confrontos
Os últimos confrontosFlashscore

Deslocação à Arménia já custou presença num Mundial

Na estreia em solo arménio, Portugal ficou-se por um 0-0 na qualificação para o Mundial-1998, ainda sem Ronaldo, claro, mas com nomes como Rui Costa e João Pinto. Na altura, a equipa treinada por Artur Jorge tinha tudo para sair com um triunfo, apesar da expulsão de Rui Barros aos 50 minutos. Aos 89’, Oceano desperdiçou uma grande penalidade e Portugal saiu da Arménia com um empate que se revelou muito caro.

A equipa lusitana terminou em 3.º lugar no Grupo 9 de qualificação, um ponto atrás da Ucrânia, e falhou o acesso ao play-off de apuramento para o Mundial disputado em França. Outros tempos, felizmente para os portugueses.

Cristiano Ronaldo é nome temido na Arménia

Portugal só voltou a jogar na Arménia 11 anos depois, mas já trazia uma importante arma na bagagem.

Já um nome consagrado do futebol internacional, Cristiano Ronaldo jogou pela primeira vez em Erevan e salvou a equipa de Luiz Felipe Scolari de uma derrota humilhante. Robert Arzumayan (12’) marcou para a equipa da casa, mas o craque português evitou o desaire com um grande golo aos 37 minutos.

Apesar das entradas de nomes como Nuno Gomes e Ricardo Quaresma, Portugal não conseguiu vencer pela primeira vez na Arménia, algo que viria a acontecer apenas oito anos mais tarde.

Em 2015, Portugal voltou a encontrar a Arménia na fase de qualificação, num grupo que trouxe boas memórias para a equipa nacional.

Antes do Euro-2016, a equipa de Fernando Santos sentiu muitas dificuldades, mas conseguiu o primeiro triunfo (2-3) da sua história em Erevan graças a um hat-trick de Cristiano Ronaldo.

Mais uma vez, Portugal começou a perder com um golo de Pizzelli (14’), mas o capitão da seleção nacional virou o resultado com um hat-trick (29’ g.p., 55’ e 58’) num jogo ainda marcado pela expulsão de Tiago (62’).

Um triunfo e uma trajetória que deixaram boas memórias, pela conquista da competição em França, e que servem de tónico para sonhar com o primeiro título mundial da história de Portugal. Se quiser marcar à Arménia, Roberto Martínez já sabe: basta apostar em Cristiano Ronaldo. Para já, o saldo é de quatro golos em dois jogos para o capitão português.

Ouça o relato no site ou na app
Ouça o relato no site ou na appFlashscore