Mais

Varane não tem dúvidas sobre o sucesso de Ancelotti no Brasil: "É um ótimo treinador"

Carlo Ancelotti, ainda treinador do Real Madrid, durante uma conferência de imprensa
Carlo Ancelotti, ainda treinador do Real Madrid, durante uma conferência de imprensaReuters / Susana Vera
O francês Raphael Varane, vencedor do Campeonato do Mundo, apoiou o seu antigo treinador do Real Madrid, Carlo Ancelotti, para tirar o Brasil do marasmo quando o italiano assumir o comando da seleção pentacampeã mundial no final deste mês.

Ancelotti foi nomeado o primeiro treinador estrangeiro permanente do Brasil na semana passada e começará a trabalhar no seu novo cargo a 26 de maio, com um contrato que vai até ao Mundial do próximo ano.

O treinador pentacampeão da Liga dos Campeões vai liderar o país nas eliminatórias sul-americanas de junho, e o campeão do mundo em 2018, Varane, acredita que Ancelotti tem o pedigree para revigorar a equipa após as recentes dificuldades.

"O que posso dizer é que no futebol, nas equipas nacionais, trata-se de estar ao mais alto nível com um período de tempo muito curto para se preparar para atuar", disse Varane à Reuters à margem do Hong Kong Soccer Sevens: "Portanto, é um desafio diferente do que enfrentamos no dia a dia num clube. Mas penso que se formos capazes de ganhar troféus como a Liga dos Campeões, e se formos capazes de elevar o nosso nível nos grandes jogos, então somos capazes de o fazer em qualquer lado e em qualquer altura. Penso que Carlo é um ótimo treinador. Tem muita experiência, por isso sabe como preparar os jogadores para atuarem na altura certa. Isso é o mais difícil. Temos de nos confrontar com a história. Cada vez (no Campeonato do Mundo), é apenas uma oportunidade, por isso não se podem perder muitas oportunidades. Acho que ao mais alto nível, ele sabe como o fazer."

Raphael Varane jogou sob o comando de Carlo Ancelotti no Real Madrid
Raphael Varane jogou sob o comando de Carlo Ancelotti no Real MadridReuters / Denis Balibouse

O ex-defesa conhece bem Ancelotti depois de terem compartilhado duas temporadas no Real Madrid na primeira passagem do italiano no comando, e juntos venceram a Liga dos Campeões em 2014, uma das quatro coroas continentais que Varane conquistou no Bernabéu.

O Brasil está atualmente em quarto lugar na classificação das eliminatórias sul-americanas, a 10 pontos da amarga rival Argentina, que já garantiu a sua vaga no torneio do próximo ano nos Estados Unidos, Canadá e México.

Apesar da má fase da seleção brasileira, Varane acredita que Ancelotti pode elevar o nível da equipa para garantir a sua competitividade no Mundial.

"Se ele for para lá, sabe como fazê-lo, como preparar os jogadores, sentir-se confortável e confiante o suficiente, porque estamos a falar do Brasil", disse Varane: "A esse nível, os jogadores têm qualidade, só precisam de estar juntos e confiantes."