Mais

Europeu sub-21: As reações dos jogadores de Portugal à eliminação com os Países Baixos

Atualizado
O onze inicial de Portugal diante dos Países Baixos
O onze inicial de Portugal diante dos Países BaixosANP / ddp USA / Profimedia

A jogar contra 10 desde os 21 minutos e com um penálti falhado por Geovany Quenda, Portugal foi eliminado do Europeu sub-21 pelos Países Baixos. Poku, aos 84 minutos, foi o autor do único golo sofrido pela equipa de Rui Jorge nesta edição da prova. Um erro que foi fatal.

Recorde as incidências da partida

Geovany Quenda (extremo de Portugal)

Balanço: "Fizemos uma fase de grupos boa, mas só tenho de pedir desculpa aos meus colegas pelo penálti falhado e tenho de continuar a trabalhar. Acho que podíamos ter ido longe, mas são coisas do futebol e só temos de continuar a trabalhar. (As derrotas) Podem acontecer no futuro e eu só tenho de ser forte e continuar a trabalhar para ajudar os meus colegas e o país."

Eliminação: "Temos de pensar sempre de forma positiva. Fizemos um bom Campeonato da Europa até aqui, mas não é fácil lidar com a eliminação nos quartos de final. Temos de continuar a trabalhar e aprender. Isso é o mais importante."

Futuro de Rui Jorge: "Não posso fazer nada. Só tenho de jogar e fazer o meu trabalho. Por mim, acho que ele merecia continuar, mas não controlo isso."

Seleção principal: "Só o futuro dirá. Só tenho de continuar a trabalhar para conseguir boas coisas e chegar ao mais alto nível. Agora, não controlo se vou voltar ou não aos sub-21".

João Marques (médio de Portugal)

Análise ao jogo: "Foi um jogo em que tínhamos tudo a nosso favor. Houve uma expulsão muito cedo (para os Países Baixos) e tivemos algumas oportunidades de golo que não conseguimos concretizar, incluindo um penálti. Estávamos avisados de que eles tinham uma boa equipa e viu-se esse espírito até ao fim."

Eliminação: "Lamentamos muito esta derrota, porque ambicionávamos muito mais. No entanto, certos erros pagam-se caro e é muito difícil lidar com isso numa fase a eliminar. Queremos dar sempre o nosso melhor, mas hoje não conseguimos e acabámos por perder. É muito angustiante ficarmos com o peso de uma derrota que aconteceu desta maneira."

Ansiedade da equipa: "Não digo que tenha havido ansiedade. Nós sabíamos para o que vínhamos e estávamos muito bem preparados. No entanto, as circunstâncias levaram-nos a jogar com mais um e penso que isso nos possa ter dado algum conforto. Acabámos por baixar um bocadinho (de ritmo), fomos alertados para isso ao intervalo e tentámos dar uma resposta na segunda parte, mas fomos apanhados desprevenidos com um erro que nos deixa quase sem reação. Ainda tentámos responder, mas já foi tarde demais."

Mudanças ao intervalo: "Na segunda parte, o ‘mister’ pediu uma circulação mais rápida, porque, como os Países Baixos baixaram muito o bloco, havia que tentar desmontá-lo. Fico triste, porque sei que o grupo podia ter feito mais e melhor. Demos tudo o que tínhamos e representámos bem Portugal. Sinto que o grupo era unido e muito bom e pensava que íamos atingir um patamar maior."

Desilusão: "Estamos todos desiludidos, porque sabemos que Portugal tem gerações muito boas e a seleção ‘AA’ tem feito o que tem feito. Queríamos dar uma alegria aos portugueses, mas não conseguimos e peço desculpa por todos".

Mateus Fernandes (médio de Portugal)

Desilusão: "É um dia muito difícil para nós, mas é o futebol. Não fizemos as nossas chances. Eles acabam por ir lá uma vez e conseguir marcar."

Balanço da temporada: "Uma época individualmente muito desgastante para mim. Estou completamente saturado do futebol. Muitas derrotas, um ano de aprendizagem. Aprender com o futebol e espero que daqui a dois anos consigamos dar uma resposta ainda melhor. É muito difícil jogar contra blocos baixos. Não temos opções de passe, a única opção é cruzar para a área ou rematar de fora da área. Coube-nos a nós ter um bocado de criatividade, não conseguimos, falhámos um penálti. Um momento de aprendizagem para todos."

Palavras de Rui Jorge: "Mensagem de reflexão. A equipa e o staff estão desiludidos. Tínhamos uma equipa bastante boa para sermos felizes nesta competição. Agora é esquecer um bocado o futebol e aproveitar as férias."

Henrique Araújo (avançado de Portugal)

Análise ao jogo: "A verdade é difícil de perceber bem o que é que se passou. Tivemos oportunidades, eles também fecharam bastante lá dentro da área, depois da expulsão. Era um jogo que tínhamos tudo para ganhar, devíamos ter passado hoje. Acho que somos uma equipa que merecia chegar mais longe. Mas eles fecharam-se bem e nós a seguir. Acabámos por cometer um erro, eles deram ali mais uma oportunidade ainda antes. Acho que faltou-nos um bocadinho de calma, de perceber que o jogo tem 90 minutos, mas mesmo que não conseguíssemos marcar, teríamos um prolongamento a seguir. Realmente não é fácil jogar contra uma equipa com um bloco tão baixo e perder algum tempo, que é natural, tanto com um homem a menos. Mas acho que não conseguimos lidar bem com isso e depois eles aproveitaram bem ali numa oportunidade, numa desatenção nossa, conseguiram marcar o único golo que sofremos no campeonato da Europa."

Poucas ocasiões criadas: "Acho que é sempre difícil jogar contra uma equipa que se fecha toda lá atrás, mas têm jogadores com qualidade e souberam-se defender bem. Nós tínhamos que conseguir meter mais vezes a bola na área e entrar em combinações dentro da área. Não conseguimos criar tantas oportunidades como queríamos, porque já sabíamos que era isso que eles iam fazer, que ao menos um homem contra nós iam acabar por se fechar. E nós não conseguimos desbloquear isso, não conseguimos chegar ao golo e depois de uma desatenção acabámos por sofrer um golo que, neste tipo de situação, acaba por nos matar num campeonato da Europa."

Havia esperança na conquista do título: "Sim, acho que sim. Acho que fizemos uma excelente fase de grupos. Acho que a equipa foi superando jogo após jogo e neste jogo, até com a expulsão no início. Sentimos que podíamos ir para cima do adversário e conseguir passar às meias finais, mas realmente não foi possível. É difícil digerir isto. Acho que nós merecíamos mais e acho que foi um jogo mal perdido. Foi mal perdido, acho que também a responsabilidade nossa, obviamente, nós é que cometemos os erros, eles aproveitaram-nos bem, mas acho que também podíamos ter saído aqui com uma passagem e não conseguimos."

Leia a crónica do Flashscore