A verdade é que Santi Denia chega ao evento continental com uma equipa muito completa, com jogadores com experiência na LaLiga, embora Fermín López não tenha entrado na lista; Matías Fernández-Pardo não recebeu autorização do Lille e Kike Salas, Andrés García e Eliezer Mayenda foram excluídos.
A lista inclui cinco jogadores que ganharam o ouro olímpico em Paris-2024. São eles Alejandro Iturbe na baliza (Atlético de Madrid), Juanlu Sánchez (Sevilha), Marc Pubill (Almería), Cristhian Mosquera (Valência), Beñat Turrientes (Real Sociedad) e Diego López (Valência).
No plantel há jogadores que se destacaram esta época na elite. É o caso de César Tárrega (Valencia), Mikel Jauregizar (Athletic), Jesús Rodríguez (Betis), Alberto Moleiro (Las Palmas), Raúl Moro (Valladolid) e Mateo Joseph (Leeds United). Além disso, embora não tenha tido muitos minutos, Rafa Marín conquistou o Scudetto com o Nápoles.
A Espanha venceu o Campeonato da Europa de Sub-21 pela primeira vez na sua história em 1986, com Luis Suárez como treinador. Nessa altura, o formato era diferente do atual. Havia uma fase de grupos e jogos a duas mãos entre os quartos de final e a final.
A Espanha venceu a Itália (ambas as equipas são as mais bem sucedidas, com cinco títulos) após uma desvantagem de 2-1 no Flaminio de Roma, tendo empatado em Valladolid. Nos penáltis, uma vitória por 3-0 deu à seleção nacional o seu primeiro título a este nível. Zenga, Giannini, Donadoni, Mancini e Vialli jogarampela Azzurra. A equipa espanhola contava com Sanchís, Eloy Olaya, Calderé, Eusebio Sacristán e Roberto Fernández.
O segundo título veio no Campeonato da Europa de 1998, na Roménia. Um golo solitário de Iván Pérez na final deu o título à Grécia. Além do irmão de Alfonso, a equipa treinada por Iñaki Sáez incluía Víctor Sánchez del Amo (autor do golo na meia-final contra a Noruega), Arnau na baliza, Valerón, Benjamín, Guti e Míchel Salgado.
A Espanha conquistou o terceiro título na Dinamarca em 2011, depois de vencer a Suíça na final. Adrián López foi o melhor marcador e Juan Mata foi eleito o melhor jogador do torneio. Naquela equipa estavam David de Gea, Dídac Vilà, Ander Herrera, Javi Martínez e Thiago Alcántara.
Dois anos mais tarde, em Israel 2013, a Espanha voltou a conquistar o título. Julen Lopetegui substituiu Luis Milla, mas a excelência continuou a ser a tónica. Uma vitória por 4-2 sobre a Itália na final encerrou um grande torneio. Álvaro Morata foi o vencedor da Bota de Ouro e, embora De Gea e Thiago estivessem na mesma equipa, Koke, Illarramendi, Isco e Rodrigo Moreno também faziam parte do plantel.
O último título foi conquistado no Itália-São Marino 2019, sob as ordens do atual treinador principal, Luis de la Fuente. A Espanha derrotou a Alemanha por 2-1 na final. A equipa era constituída por Fabián Ruiz (melhor jogador do torneio), Dani Olmo, Marc Roca, Borja Mayoral ou Mikel Oyarzábal.