Mais

Rui Jorge e o futuro: “Acho que o meu contrato terminou hoje”

Atualizado
Rui Jorge é o atual selecionador sub-21 de Portugal
Rui Jorge é o atual selecionador sub-21 de PortugalFPF
Contrato do selecionador sub-21 termina após a fase final do Europeu. Eliminação diante dos Países Baixos, nos quartos de final, pode ditar final da ligação.

Falaremos sobre isso muito brevemente”. Foi desta forma, enigmática, que Rui Jorge abordou o futuro após a derrota (0-1) com os Países Baixos, que ditou a eliminação de Portugal no Europeu sub-21.

O atual selecionador termina contrato com a Federação Portuguesa de Futebol e tem o futuro em dúvida: "Acho que o meu contrato terminou hoje. Não é o momento ideal para falar sobre isso. Estou extremamente triste por ter terminado o percurso de alguns destes jogadores, alguns não vão mais vestir a camisola da seleção nacional e enquanto aqui estiverram comigo dedicaram-se o mais possível, tentaram dignificar o país e sempre satisfeito com este tipo de jogadores. Apesar do resultado, sinto-me orgulhoso de ter feito parte deste caminho".

Quanto ao jogo, o treinador luso assumiu a exibição aquém.

“Ineficácia em ultrapassar uma defesa que defendeu baixo e bem. Não conseguimos criar situações suficientes e nas que criámos não fomos eficazes. É o mais alto nível, uma equipa extremamente competente como a dos Países Baixos e não tivemos tanta qualidade como a que teríamos que ter numa altura destas para seguir em frente. Não creio que tenha sido ansiedade. A verdade é que nos encontramos numa situação vantajosa numa fase precoce do jogo. Ter mais um jogador é uma vantagem enorme e nem assim conseguis ultrapassar a defensiva contrária. Criámos algumas oportunidades, um penálti, mas não conseguimos concretizar. Eles criaram duas situações, marcaram numa, e quando assim é temos de felicitar ao adversário e perceber que esta vida é uma de superação constante e mostrar que se é superior”, explicou.

Por último falou das alterações efetuadas.

Criámos oportunidades, não tantas como as que gostaríamos. O Tiago Tomás teve uma entorse na primeira parte, o Henrique Araújo é um ponta-de-lança excelente neste tipo de jogo, mas não conseguimos encontrar as soluções necessárias. Podia ter caído para o nosso lado, mas não aconteceu”, justificou.

Rui Jorge está desde 2011 no comando dos sub-21 de Portugal. Em cinco participações nos Europeus da categoria, foi finalista vencido em 2015 e 2021, ficou pela fase de grupos em 2017 e caiu nos quartos de final de 2023 e 2025.

Leia aqui a crónica da partida