A jogadora do Barça conquistou pela terceira vez o prémio mais importante do futebol. Na época passada, venceu a Liga F, a Supercopa de Espanha e a Taça da Rainha com o Barça. Perdeu a final da Liga dos Campeões frente ao Arsenal e caiu na final do Europeu contra a Inglaterra.
Embora fosse uma das favoritas a conquistar o prémio, os triunfos do Arsenal e de Inglaterra aproximavam jogadoras como Russo do primeiro lugar.
Aitana marca assim o seu hat-trick pessoal e torna-se a jogadora com mais bolas de ouro da história, superando a colega do Barcelona, Alexia Putellas, que soma duas.
"Boa noite. Vou improvisar um pouco. Terceira vez consecutiva aqui, não sei muito bem o que dizer. Incrível. Obrigada à France Football, em primeiro lugar, por me atribuir a terceira. Podia perfeitamente ter sido de qualquer uma de vocês. Acho que houve um grande nível este ano. Colegas que estão aqui fizeram um grande ano. Receber isto do Iniesta, um dos meus ídolos desde pequena. Também do Xavi. O meu futebol é em parte graças a eles. Obrigada à organização por melhorar a cada ano. Este é o primeiro ano em que temos os mesmos prémios que o masculino e isso é muito valorizado. A igualdade é algo que temos vindo a exigir há muito tempo. Hoje conseguimos. Ao Barça, a Joan Laporta, ao presidente e à direção, colegas, staff... isto não conseguimos sozinhas. É graças a um trabalho coletivo muito grande. Obrigada ao Barça, o clube da minha vida. Não posso esquecer a minha gente. Os meus amigos... obrigada a todas as pessoas que também estão em casa, suponho que a ver-me. À família. A todas as pessoas que me ajudam a ser cada vez melhor jogadora e melhor pessoa. É incrível esta sensação. Nunca imaginei que ia conseguir algo assim".