Mais

Europeu feminino: Chloe Kelly coloca ponto final nas dúvidas sobre a sua carreira

Chloe Kelly sorri após derrotar a Itália no Euro Feminino 2025
Chloe Kelly sorri após derrotar a Itália no Euro Feminino 2025Bernadett Szabo/Reuters

Depois de Chloe Kelly ter marcado no seu próprio ressalto a penálti o golo que colocou a Inglaterra na final do Euro 2025, fez uma pose descontraída junto à bandeira de canto, com uma mão na bandeira e outra na anca, e sorriu para os adeptos ingleses.

O golo de Kelly, aos 119 minutos, foi o ponto final de uma vitória nervosa por 2-1 sobre a Itália, que coloca as atuais campãs na terceira final consecutiva de um grande torneio. No domingo, a equipa vai defrontar as campeãs mundiais Espanha ou Alemanha.

Questionada sobre onde vai buscar a sua confiança, Kelly disse: "A mim própria".

"Os momentos em que, em janeiro, me apetecia desistir do futebol fazem-me sentir muito grata por estes momentos aqui, e isso faz-me desfrutar de cada minuto disso", disse Kelly, que fez a sua marca registada na corrida para a cobrança do penálti: "Acho que a confiança vem de dentro, mas também do que está à nossa volta. As jogadoras com quem estamos lado a lado no campo dão confiança umas às outras."

Em janeiro, havia dúvidas sobre a presença da jogadora de 27 anos na convocatória, uma vez que ela mal jogava no Manchester City. Kelly fez um apelo público para sair do City para garantir mais tempo de jogo e melhorar as suas hipóteses. O pedido funcionou, pois ela passou o resto da temporada emprestada com sucesso ao Arsenal e assinou um contrato permanente com o clube londrino.

A final de domingo será a quinta em um grande torneio para a treinadora Sarina Wiegman, que disse que a noite parecia um "filme", com Michelle Agyemang, de 19 anos, marcando o golo do empate aos 96 minutos para levar o jogo para o prolongamento.

"Foi um pouco dramático. Aos 88 minutos, pensei: 'Temos de marcar agora ou teremos um problema'", disse Wiegman, rindo.

Wiegman elogiou Agyemang, que quase marcou novamente com um remate no segundo tempo do prolongamento, mas acertou na trave.

"Ela tem apenas 19 anos e é muito madura, sabe exatamente o que precisa fazer", disse Wiegman:"Quando entrou tarde na nossa equipa, mesmo antes do Euro... mas já é muito madura e traz algo diferente, e foi isso que mostrou hoje. Aquela bola que ela acertou na trave foi espetacular."

O único ponto negativo da noite foi o facto de Lauren James ter saído a coxear com uma lesão no tornozelo no final da primeira parte. Wiegman disse que James, que ficou sentada no banco com um saco de gelo no tornozelo, será reavaliada na quarta-feira.