Mais

Europeu Feminino: Os recordes de assistência e seguimento

Olga Carmona protege a posse de bola durante a meia-final contra a Alemanha, num estádio cheio
Olga Carmona protege a posse de bola durante a meia-final contra a Alemanha, num estádio cheioRFEF

O Euro-2025 é o Campeonato Europeu feminino com maior assistência e acompanhamento da história. E o melhor ainda está por vir, com a final de domingo entre Espanha e Inglaterra no St. Jakob-Park. Os bilhetes estão esgotados.

O futebol feminino está em alta. Pelo menos, se considerarmos os números que têm acompanhado este torneio que está a decorrer na Suíça. Em 31 jogos, 29 deles tiveram bilhetes esgotados. E, antes da final, que também terá o famoso sold out, a assistência global ultrapassará os 650.000 espetadores que desfrutaram in situ deste Euro.

Até ao momento, segundo dados oficiais da UEFA, 623.088 adeptos estiveram presentes nos estádios, superando assim o anterior recorde de assistência, que era de 574.875 do Euro-2022 em solo inglês.

Algo que já se previa, pois antes mesmo do torneio a procura disparou com um ritmo de venda de bilhetes nunca visto, que só aumentou à medida que o evento avançou.

Os marcos de acompanhamento da Eurocopa 2025

- A fase dos quartos de final da Eurocopa 2025 foi a que registou maior assistência da história, com 112.535 espetadores.

- A maior assistência a um jogo dos quartos de final foi alcançada em duas ocasiões: primeiro, no Espanha-Suíça em Berna, com 29.734 espetadores; e no dia seguinte em Basileia, em que 34.128 espetadores assistiram ao jogo França-Alemanha.

- O jogo entre França e Alemanha é também o jogo dos quartos de final do Euro feminina com maior assistência que não envolve o país anfitrião.

- Aproximadamente 35% dos bilhetes foram comprados por adeptos internacionais e mais de 160 nacionalidades estão representadas entre os portadores.

- Além disso, mais de 95.000 adeptos participaram nas marchas que antecederam os jogos, incluindo 20.000 em Berna antes do jogo entre Suíça e Espanha.

- As zonas para adeptos das cidades anfitriãs receberam mais de um milhão de visitantes, o que demonstra o grande interesse e entusiasmo que o torneio suscitou.

Audiências televisivas disparam

Aqueles que não puderam desfrutar ao vivo dos jogos nos estádios puderam acompanhar pela televisão. O torneio foi transmitido em 165 países, com uma audiência acumulada em direto de mais de 400 milhões de telespetadores. E a previsão é que a final entre Espanha e Inglaterra seja vista por mais de 45 milhões de pessoas.

Algo em que a inovação tecnológica nas transmissões teve influência, com novos ângulos, mais câmaras no relvado, assim como mais conteúdo em direto e gravado do que nunca.

Recorde de participação digital impulsiona entusiasmo

Mesmo antes da final, este Europeu é já o mais visto e com maior participação nas redes sociais da UEFA, com 20,7 milhões de interações e mais de 500 milhões de visualizações em todas as publicações, números significativamente superiores aos do último torneio. Além disso, somaram-se mais de meio milhão de novos seguidores em todas as redes sociais da UEFA, com os seguintes marcos alcançados durante o torneio:

2 milhões no Facebook

500.000 no Instagram

100.000 no Threads

95.000 no Canal do WhatsApp.

A publicação mais popular do torneio foi a de Ann-Katrin Berger com os melhores momentos do jogo dos quartos de final entre Alemanha e França no TikTok. A publicação tem mais de 20 milhões de visualizações e mais de 1,3 milhões de interações.

A aplicação e o site do Europeu tiveram mais de 12 milhões de visitas até agora na fase a eliminar, elevando o número total de visitas desde o início do torneio para mais de 49 milhões.