Mais

Feminino: Federação Alemã quer progresso social com o Campeonato da Europa de 2029

Celia Sasic espera "reforçar questões como a igualdade de direitos"
Celia Sasic espera "reforçar questões como a igualdade de direitos"Credit in Caption, Eibner-Pressefoto / Alamy / Profimedia

Primeiro o Campeonato da Europa masculino em 2024, depois o torneio feminino em 2029. A Federação Alemã de Futebol (DFB) espera que a eventual organização do próximo grande evento tenha efeitos positivos para além do desporto.

"Nós, enquanto sociedade e o futebol feminino europeu, queremos dar um passo em frente", afirmou a vice-presidente da DFB, Celia Sasic, esta quarta-feira, em Colónia, na "SID MixedZone", com o apoio da Volkswagen.

Segundo Sasic, a organização do Campeonato da Europa na Alemanha, dentro de quatro anos, permite uma "transferência para a sociedade civil, a fim de reforçar questões como a igualdade de direitos". Em termos de "mais-valia social, é indiferente que sejam os homens ou as mulheres a jogar", afirma a antiga internacional.

"É importante que não seja visto como um evento isolado, mas como um evento que nos faz avançar em muitas áreas", explicou.

Campeonato da Europa pode ser "uma grande alavanca"

Para além dos efeitos sociais, o Campeonato da Europa deverá também promover o desenvolvimento do futebol feminino na Alemanha.

"Muita coisa está a desenvolver-se neste momento. É possível acelerar isso com um EURO. O que está em causa é a visibilidade deste desporto", afirmou Sasic.

A campeã olímpica Almuth Schult também concordou. O Campeonato da Europa poderá ser "uma grande alavanca", disse, referindo-se ao sucesso do Euro-2022 em Inglaterra.

O organizador do Campeonato da Europa será anunciado pelo Comité Executivo da União Europeia de Futebol (UEFA) em dezembro. Para além da Alemanha, Portugal, Itália, Polónia, Suécia e Dinamarca também querem organizar o torneio.

A DFB, que recentemente se candidatou em vão à organização do Campeonato do Mundo de 2027, tem "uma rede muito boa", disse Sasic em relação às hipóteses, mas é "um processo eleitoral. Não se está dentro dele".