Feminino: Leah Williamson lidera distinguidas na lista de condecorações do Reino Unido

Leah Williamson em ação por Inglaterra
Leah Williamson em ação por InglaterraFABRICE COFFRINI / AFP

O ator Idris Elba e jogadoras da equipa feminina de futebol de Inglaterra, vencedora do Euro-2025, estiveram entre as personalidades britânicas reconhecidas nas tradicionais condecorações de Ano Novo do país.

Os dançarinos de gelo Jayne Torvill e Christopher Dean, bem como jogadoras da equipa de râguebi feminina de Inglaterra, vencedora do Mundial, também foram distinguidos, de acordo com a lista.

Elba, conhecido pelos seus papéis nas séries de sucesso "The Wire" e "Luther", foi nomeado cavaleiro pelos serviços prestados à juventude, tendo fundado uma instituição internacional que apoia jovens desfavorecidos.

"Espero que possamos fazer mais para chamar a atenção para a importância de um apoio prático e contínuo aos jovens e para a responsabilidade que todos partilhamos em ajudá-los a encontrar uma alternativa à violência", afirmou Elba, que passa a ser Sir.

Torvill e Dean, que conquistaram o ouro olímpico nos Jogos de Inverno de 1984, em Sarajevo, e vários títulos mundiais e europeus, foram distinguidos pelo seu contributo para o patinagem artística.

O par afirmou que se tornar dama e cavaleiro, respetivamente, era "maravilhoso e, ao mesmo tempo, uma honra que os deixa humildes".

Mais de 1.150 pessoas receberam distinções na lista mais recente, decidida por um comité de condecorações.

O rei Carlos III e outros membros de destaque da família real entregam os prémios em cerimónias ao longo do ano.

As "Lionesses" de Inglaterra tiveram grande destaque na lista após a conquista do Europeu no verão, com a capitã Leah Williamson a ser nomeada Comandante da Ordem do Império Britânico (CBE).

Alex Greenwood, Keira Walsh, Georgia Stanway e Ella Toone, todas integrantes da equipa que venceu Espanha nas grandes penalidades na final em Basileia, Suíça, em julho, receberam o título de MBE.

A treinadora neerlandesa da equipa, Sarina Wiegman, que já conquistou o Europeu duas vezes com Inglaterra e uma com os Países Baixos, foi distinguida com o título honorário de dama, segundo o governo.

Por outro lado, Marlie Packer e Zoe Aldcroft, da bem-sucedida equipa de râguebi feminina de Inglaterra no Mundial-2025, tornaram-se OBEs, com várias MBEs atribuídas às suas colegas de equipa.