As duas maiores regiões desportivas do país, juntas, já venceram 49 das 55 edições da maior prova de clubes no arquipélago.
A nível dos dois finalistas, o Boavista da Praia, capital do país, na ilha de Santiago, conquistou o nacional em quatro ocasiões (1963 - antes da independência -, 1987, 1995 e 2010), enquanto o Derby de São Vicente levantou o troféu em 1984, 2000 e 2005.
Esta é a primeira vez que as duas equipas se encontram numa final, sendo que o Boavista regressa à decisão 14 anos depois, ao passo que o Derby não estava nesta fase há nove anos, quando perdeu com o Mindelense, também de São Vicente.
Os dois finalistas afastaram nas “meias” equipas do Sal, sendo os axadrezados da capital cabo-verdiana bateram a ainda campeã em título, a Palmeira, e os azuis do Mindelo eliminaram o Académico.
A final estava inicialmente marcada para 05 de julho, Dia da Independência de Cabo Verde, mas foi adiada para sábado, no Estádio Nacional, na cidade da Praia, a maior infraestrutura desportiva do país, inaugurada em 2014, que pela primeira vez vai receber o jogo decisivo.
O jogo começa às 15:30 locais (17:30 em Lisboa) e será arbitrado por um trio da região desportiva do Sal, liderado por Roberto Santos.