Mais

Análise: Coventry de Frank Lampard está a atingir novos patamares no Championship

O treinador do Coventry City, Frank Lampard, celebra a vitória frente ao Watford
O treinador do Coventry City, Frank Lampard, celebra a vitória frente ao WatfordDennis Goodwin/ProSports / Shutterstock Editorial / Profimedia

Esta temporada tem sido uma verdadeira montanha-russa para Frank Lampard e o Coventry City no Championship.

Com 12 jogos disputados até ao momento, os Sky Blues lideram a tabela, sendo a única equipa invicta da divisão.

Melhor início de sempre

Oito vitórias e quatro empates, 34 golos marcados e apenas nove concedidos, representam o melhor arranque de sempre do clube num campeonato, e embora estejam apenas três pontos à frente do Middlesbrough, o futebol praticado pelo Coventry atualmente está num patamar superior.

A média de golos por jogo é a melhor da segunda divisão inglesa em mais de cem anos e nenhum clube das cinco principais Ligas europeias marcou mais golos.

Os gigantes da Bundesliga, o Bayern Munique, são o único clube com uma diferença de golos superior (+26, mais um do que os Sky Blues) e o Coventry é agora a única equipa invicta no futebol profissional inglês em 2025/26.

Do ponto de vista de Lampard, isto serve como uma espécie de validação dos seus métodos, tendo em conta o ridículo de que foi alvo quando esteve à frente do seu antigo clube, o Chelsea, e também no Everton.

A terrível experiência de Lampard no Chelsea e Everton

O antigo internacional inglês ficou marcado por uma experiência francamente má como treinador interino em Stamford Bridge na temporada 2022/23. Esteve ao comando em 11 jogos, venceu um, empatou dois e perdeu oito, com apenas nove golos marcados e 21 concedidos, resultando numa embaraçosa percentagem de vitórias de 9,1%.

Depois de apenas quatro vitórias em 23 jogos no Everton, era legítimo questionar se voltaria a conseguir um cargo de treinador relevante ou se, como muitos técnicos ingleses de gerações anteriores (Pardew, Pulis, Allardyce, entre outros), seria afastado em favor de treinadores estrangeiros considerados mais progressistas.

O percurso de Lampard no Coventry faz lembrar a sua passagem anterior pelo Championship ao serviço do Derby County, sendo possível traçar vários paralelismos entre ambos.

Futebol ofensivo, pressão alta, golos em abundância... o modelo é praticamente igual.

Ao serviço dos Rams, Lampard orientou 57 jogos, dos quais venceu 24, empatou 17 e perdeu apenas 16. Os 90 golos marcados nesse período foram impressionantes, embora os 70 concedidos fossem um aspeto a melhorar.

Apenas 11 golos concedidos em 2025/26

De facto, a incapacidade de resolver certos problemas defensivos parece ter sido o motivo pelo qual foi dispensado dos vários cargos que ocupou antes de assumir funções na Coventry Building Society Arena.

Agora, Lampard pode apontar para apenas 11 golos concedidos em todas as competições esta época, o que indica que ele e a sua equipa técnica conseguiram finalmente equilibrar uma equipa ofensiva com uma base defensiva sólida – algo que nunca é fácil de alcançar.

Resultados recentes do Coventry sob o comando de Frank Lampard
Resultados recentes do Coventry sob o comando de Frank LampardFlashscore

Um dos segredos para esta solidez defensiva tem sido o guarda-redes Carl Rushworth. O jogador de 24 anos já conseguiu seis jogos sem sofrer golos esta temporada, e os cinco consecutivos que alcançou recentemente permitiram-lhe bater um recorde de Horace Pearson que durava desde 1934.

Seguro na sua área, Rushworth apresenta uma taxa de defesas de 76,9% – acima da média – nesta época. Aliando isso à sua excelente distribuição – 92% de precisão nos passes realizados na sua metade do campo – é evidente que a confiança do guardião tem tido um impacto positivo na sua linha defensiva.

Defesa sólida, ataque demolidor

O lateral-direito Milan van Ewijk, por exemplo, ganhou 18 dos 21 desarmes que tentou em 25/26, o que representa uma taxa de sucesso impressionante de 85,7%, enquanto o defesa-central Liam Kitching soma 92 alívios, mais 14 do que o segundo classificado, Bobby Thomas (78), e pelo menos 60 a mais do que qualquer outro jogador do plantel.

Essa base sólida tem permitido aos avançados do Coventry brilhar. Os defesas adversários simplesmente não têm conseguido lidar com a força constante do ataque dos Sky Blues, e não é de admirar que Haji Wright e Brandon Thomas-Asante estejam a ser decisivos na finalização.

Ambos já somam nove golos em todas as competições nesta temporada, e com Victor Torp a contribuir com mais seis, o trio já marcou uns impressionantes 24 golos até agora.

Considerando ainda que a maioria dos jogadores do Coventry apresenta percentagens de passes completos entre os 80 e os 90%, é evidente o reconhecimento de que os Sky Blues se tornaram uma equipa muito atrativa de se ver.

Topo da tabela do Championship
Topo da tabela do ChampionshipFlashscore

Já lá vão 25 anos desde a última presença na principal divisão inglesa, mas ainda há muitos jogos por disputar nesta campanha antes de alguém ligado ao clube se deixar levar pelo entusiasmo.

No entanto, se o Coventry mantiver este ritmo, será difícil travá-los, o que deixa apenas uma questão por responder... conseguirá Lampard finalmente triunfar como treinador na Premier League com esta equipa?

Jason Pettigrove
Jason PettigroveFlashscore