Escócia: Arremesso de cadeira vale pena de prisão a adepto do Aberdeen

Adepto do FC Aberdeen foi condenado a pena de prisão
Adepto do FC Aberdeen foi condenado a pena de prisãoRussell Cheyne / Shutterstock Editorial / Profimedia

Um adepto do FC Aberdeen, clube da primeira divisão escocesa, foi condenado a uma pena de prisão de 18 meses, por ter atirado parte de uma cadeira do estádio a um jogador do próprio clube. O homem, de 32 anos, lançou o objeto em direção ao relvado, a 17 de maio do ano passado, após a derrota do Aberdeen por 2-1, fora de casa, frente ao Dundee United, ferindo o defesa Jack MacKenzie no rosto.

"O seu comportamento foi egoísta, estúpido, perigoso e totalmente irresponsável. Tinha de estar consciente de que atirar esse objeto poderia atingir alguém", afirmou o juiz Alastair Carmichael esta segunda-feira, no Sheriff Court, em Dundee.

O advogado do condenado explicou ao tribunal que o seu cliente estava embriagado no momento do arremesso e encontra-se "profundamente envergonhado" pelo sucedido.

O escocês MacKenzie, atualmente ao serviço do Plymouth Argyle, estava a agradecer o apoio dos adeptos que viajaram com a equipa quando ocorreu o incidente. Sofreu um corte profundo na sobrancelha esquerda e uma escoriação por baixo do olho.

O adepto já tinha admitido o seu comportamento imprudente no ano passado e foi ainda punido com uma proibição de entrada em estádios durante dez anos.

O FC Aberdeen já tinha decretado anteriormente uma proibição vitalícia de acesso ao estádio para este adepto.