Formado na academia do Barcelona, Mendes decidiu sair de La Masia para não ser constantemente comparado ao pai. Em Inglaterra, vai integrar o plantel sub-21 do Hull City, onde espera ganhar minutos e experiência, nomeadamente através do projeto de desenvolvimento no Bishop Burton College.
“Estou muito feliz e entusiasmado. Acho que vai ser uma boa época”, afirmou o jovem em entrevista ao site oficial do clube. “Vi o jogo contra a equipa sub-21 do Birmingham e acho que os rapazes são muito bons. É uma equipa muito boa e estou ansioso pelo futuro. Jogo como extremo direito ou médio ofensivo. Sou um jogador rápido, explosivo e criativo.”
Em declarações recentes à ESPN, Mendes destacou ainda a importância de trilhar o próprio caminho: “Quero ser o João, é assim que as pessoas me veem. Nunca tentei ser o meu pai e também não quero ser a sombra dele. Foi também por isso que deixei o Barcelona, onde ele também jogou, para dar o meu próprio passo e construir a minha carreira. (…) Tenho orgulho de ser filho dele, mas também quero as minhas conquistas. Tento fazer as coisas à minha maneira, não jogar futebol sob pressão e expectativas.”