Segundo o Hull Daily Mail, o jovem de 20 anos deverá fazer parte da equipa de sub-21 do clube no Bishop Burton College, depois de ter deixado o Burnley no início do verão, onde fez vários jogos também pelas reservas.
No início deste ano, Mendes disse à ESPN que se tinha mudado para Inglaterra em parte para escapar às comparações com o pai no Barcelona, enquanto traça o seu próprio caminho.
"Quero ser o João, independentemente de tudo. Nunca tentei ser o meu pai, nunca quis ser o meu pai. Por isso, afastar-me um pouco do sítio onde ele jogou (Barça) e do que está perto, acho que foi um bom começo e um bom passo para mim. Acho que as pessoas lá fora querem que sejamos algo que nunca vamos ser, quer queiramos quer não, certo? É bom estar aqui. O meu pai foi um dos melhores, se não o melhor, a jogar este jogo. Por isso, ser filho dele, poder falar sobre ele, é um motivo de orgulho. Tento fazer as minhas coisas, tento não meter o meu pai no meio das coisas, tento jogar o meu futebol à minha maneira, sem pressões."
O lateral-esquerdo foi um dos jovens dispensados pelo clube em maio, quando os Clarets anunciaram a lista de dispensas, e agora vai juntar-se aos Tigers no que é um novo começo sob o comando do treinador Sergej Jakirović.
