Recorde indesejado: Sheffield Wednesday torna-se a primeira equipa despromovida em fevereiro

O Sheffield Wednesday foi relegado
O Sheffield Wednesday foi relegadoNews Images, News Images LTD / Alamy / Profimedia

O Sheffield Wednesday foi relegado do Championship (segunda divisão inglesa) para a League One (terceiro escalão) depois de perder por 2-1 frente ao seu grande rival Sheffield United no dérbi da Cidade do Aço.

Recorde aqui as incidências do encontro

Os golos de Patrick Bamford e Harrison Burrows selaram o destino dos owls num jogo repleto de emoção. Charlie McNeill marcou o golo de honra para o Wednesday, enquanto ambas as equipas viram jogadores expulsos depois de Kalvin Phillips e Gabriel Otegbayo terem visto o cartão vermelho.

Esta descida de divisão é a mais precoce alguma vez registada na história do futebol inglês, sendo também a primeira a acontecer em fevereiro.

Atualmente, ocupam o último lugar do Championship com sete pontos negativos, resultado de duas deduções separadas por terem sido colocados sob administração e por violação dos regulamentos financeiros da Liga inglesa de futebol (EFL) – apesar de a equipa de Henrik Pedersen não vencer um jogo desde setembro.

O Wednesday esteve também sob vários embargos de transferências ao longo da época, tendo apenas conseguido contratar jogadores por empréstimo ou a custo zero.

Uma terrível campanha em 2025/26

Os owls atravessaram um período difícil desde o final da última época, tendo sido acusados de múltiplas infrações aos regulamentos da EFL no início de junho de 2025.

O Wednesday foi colocado sob embargo de registos apenas dois dias depois, impedindo-os de inscrever novos jogadores no plantel – um mês mais tarde, vários jogadores entregaram avisos de 15 dias após não terem recebido salários pelo segundo mês consecutivo.

O atraso no pagamento dos salários prolongou-se até setembro e o polémico proprietário Dejphon Chansiri acabou por confirmar que iria vender o clube, sendo que em outubro de 2025 foram colocados sob administração.

Isso resultou numa dedução imediata de 12 pontos, seguida de mais seis pontos no início de dezembro por infrações relacionadas com obrigações de pagamento. Mais tarde nesse mês, foi anunciado um consórcio como o candidato preferencial à compra do clube.