O Birmingham piorou a sua má forma com uma derrota por 1-0 frente ao Bristol City, o Sheffield United desperdiçou uma vantagem de 2-0 e perdeu por 3-2 frente ao Preston e o Ipswich recuperou com uma vitória tardia por 1-0 sobre o West Brom.
Aqui, o Flashscore analisa todos os principais pontos de discussão da última ação do Championship.

Southampton em declínio preocupante
O Southampton teve uma das piores temporadas da história da Premier League na temporada passada e passou por grandes mudanças no verão, incluindo nove novos jogadores e um novo técnico, Will Still.
Até ao momento, as coisas não correram como planeado no Championship, apesar de um investimento de quase 50 milhões de libras, e os Saints venceram apenas dois jogos no campeonato.
No último encontro, perderam por 2-1 para o Blackburn, mesmo depois de terem estado em vantagem com um golo de Leo Scienza.
Os tentos tardios de Ryan Alebiosu e Andri Gudjohnsen selaram a vitória do Rovers e aumentaram o sofrimento do Southampton - com um cartão vermelho aos 90+4 minutos para Welington a encerrar mais uma tarde desastrosa para a equipa de Still.
O resultado deixa os Saints em 20.º lugar na tabela e apenas três pontos acima da zona de descida após 12 jogos, sem vencer há mais de um mês.

Os principais problemas para o Southampton têm sido a sua defesa pouco sólida - tendo mantido apenas duas balizas a zeros até ao momento - e um ataque pouco eficaz.
Apesar de contar com os melhores jogadores do campeonato, como Adam Armstrong, Ross Stewart e Cameron Archer, bem como com excelentes criativos, como Tom Fellows e Finn Azaz, as coisas não têm funcionado bem no ataque.
Stewart parecia ser a resposta para os problemas, com dois golos contra o Sheffield United, mas o avançado contraiu rapidamente outra lesão grave e ficará de fora até, pelo menos, ao fim do ano.
Além de Stewart, apenas Armstrong (quatro) e o lateral-esquerdo Ryan Manning (dois) marcaram mais de um golo no campeonato nesta temporada, e apenas Ryan Fraser (dois) fez mais de uma assistência.
Os Saints precisam de um bom desempenho no ataque o mais rápido possível, ou correm o risco de perder o regresso imediato à Premier League.
Um novo começo para o Sheffield Wednesday
O Sheffield Wednesday finalmente livrou-se do ex-proprietário Dejphon Chansiri depois de o clube ter sido colocado sob administração no final da semana passada.
O empresário tailandês esteve à frente do clube durante mais de uma década e supervisionou tanto a despromoção como a promoção durante o seu mandato - com os Owls também colocados sob vários embargos diferentes por razões que vão desde o não pagamento de impostos até à violação dos regulamentos da EFL.
O verão de 2025 foi marcado por vários meses de atrasos nos pagamentos a jogadores e funcionários, bem como por protestos e boicotes dos adeptos que se prolongaram até aos meses de outono.
O Wednesday foi colocado sob administração judicial na sexta-feira, 24 de outubro, pondo efetivamente termo ao reinado de Chansiri como proprietário.
Com isso, o clube sofreu uma dedução de 12 pontos, embora se possa argumentar que se trata de um mal necessário para o futuro do clube a longo prazo, já que vários compradores estariam a fazer ofertas.
O sábado marcou um novo começo para os Owls, que receberam o Oxford em Hillsborough.
O jogo terminou com uma derrota por 2-1 e o clube está agora a 16 pontos da zona de permanência, mas o Wednesday pode finalmente seguir em frente depois de tantos anos de incerteza.
Reviravolta do Preston contra o Sheffield United
O Sheffield United, vizinho do Wednesday, teve um início de temporada difícil e também está na zona de descida.
Os Blades recontrataram Chris Wilder para tentar corrigir o péssimo início de temporada e melhoraram nas últimas semanas sob o comando do técnico favorito dos adeptos, mas a sua forma sofreu um grande golpe com a derrota por 3-2 frente ao Preston na noite de sexta-feira.
O Sheffield United chegou a estar a vencer por 0-2 em apenas 16 minutos, com golos de Andre Brooks e Callum O'Hare, mas acabou por sofrer três golos em 10 minutos, um em cada parte.
Lewis Dobbin recuperou a vantagem no quarto minuto dos descontos do primeiro tempo, antes de Japhet Tanganga marcar um autogolo logo no início do segundo tempo, seguido pelo golo de Daniel Jebbison aos 58 minutos.
Os Blades estão furiosos por terem deixado escapar uma vantagem aparentemente sólida de dois golos, que os condenou à nona derrota da época no Championship.
O Preston, no entanto, mostrou muita personalidade para conseguir a reviravolta e agora está em sétimo lugar na tabela - fora dos play-offs por causa da diferença de golos.
O North End era apontado por muitos como candidato à descida antes mesmo de a bola rolar, mas o bom início de temporada proporcionou uma plataforma para que a equipa possa aproximar-se dos seis primeiros nos próximos meses.
Vipotnik em grande forma pelo Swansea
Zan Vipotnik, avançado do Swansea, marcou dois golos na vitória por 2-1 sobre o Norwich e chegou aos seis golos na temporada.
Um dos seus tentos destacou-se, ao romper pelo meio do campo e disparar um potente remate ao ângulo inferior para levar o nosso Golo da Semana - embora o primeiro também não tenha sido mau.
Atkinson destaca-se no Bristol City
Rob Atkinson recebeu uma avaliação de 9,2 no Flashscore pela sua exibição na vitória do Bristol City sobre o Birmingham, a mais alta de todos os jogadores no fim de semana.
O defesa fez a assistência para o único golo dos Robins, além de ter feito 11 desarmes, duas interceções e ganhado cinco duelos.
A nota de Atkinson faz dele o nosso Jogador da Semana - veja o onze completo abaixo:

Resultados completos:
Sheffield Wednesday 1-2 Oxford

