O Leicester prepara-se para a temida descida ao Championship, depois de a despromoção ter sido confirmada no passado fim de semana.
Os Foxes vão ficar sem o avançado Vardy, que anunciou a sua saída no final da época, numa despedida emotiva. Van Nistelrooy falou sobre o jogador de 38 anos e a sua decisão de partir.
Vardy é o favorito dos adeptos por um motivo
"Há mais nesta história. Falámos também do Fleetwood Town, de onde ele veio, e também da sua passagem anterior pelo Halifax Town".
"Ele estava na Conference e depois mudou-se para o Leicester depois de terem sido promovidos da League 1 para o Championship. Foi aí que ele entrou", recordou.
"Sentiu-se muito apoiado pelos adeptos desde o início e, claro, ao longo dos 13 anos em que jogou. Em todos os altos e baixos, o que sobressai é a sua lealdade para com o clube e o facto de ter assumido a responsabilidade pelo clube, fazendo tudo o que estava ao seu alcance para ser o melhor possível e ter um bom desempenho".
"Esteve presente em todos os momentos. Ele esteve sempre a dar a típica forma de jogar de Jamie Vardy - um jogador agressivo, rápido e intuitivo. É claro que se pode ser o favorito dos adeptos quando se tem alguém que joga assim e consegue marcar golos", acrescentou o técnico.
Conversa com Vardy foi especial
De seguida, revelou como Vardy foi ao seu gabinete e tiveram uma conversa especial sobre a sua saída e o respeito que têm um pelo outro.
"Já tive muitas conversas dentro e fora do futebol. Mas a conversa que tive com (Vardy) foi especial", contou.
"Ele veio ao meu gabinete e disse-me o que tinha decidido. Depois disso, falámos durante 45 minutos sobre muitas coisas. Foi uma grande conversa - de pessoa para pessoa, de um antigo avançado para um avançado e de um treinador para um jogador".
"Foi impressionante, tal como a carreira dele. O seu amor pelo clube transparece em cada palavra que diz", acrescentou.
O treinador do Leicester revelou ainda que aprendeu muito com Vardy, pois conheceu pessoalmente o avançado ao longo da época.
"Aprendi muito com (Vardy). Também o conheci como pessoa. Tive conversas com ele sobre o clube, como as coisas estão a correr e o que precisa de ser feito. Foi sempre um grande apoio e uma grande influência na equipa - para avançarmos juntos e nos momentos difíceis que atravessámos. Além disso, em campo, é o nosso melhor marcador. Foi isso que ele também fez".
Saída de Vardy será usada como motivação
Na semana passada, Vardy publicou uma declaração em que expressava a sua profunda desilusão com o desempenho do clube, admitindo que as palavras não conseguiam captar totalmente os seus sentimentos de raiva e tristeza. Van Nistelrooy foi questionado sobre as suas palavras e afirmou que a equipa vai usá-las como motivação.
"O mais importante agora é que temos uma motivação extra. Temos de avançar para a próxima época", acrescentou.
"Agora também vai ser a despedida do Jamie. Será uma grande motivação para a equipa jogar pelo seu capitão e reconhecer as 13 épocas em que esteve ao serviço do clube - os êxitos por que passou e também os momentos difíceis por que passou. Podemos usar estes jogos perfeitamente para isso", concluiu o neerlandês, cujo futuro também é incerto.