Mais

Colômbia completa um ano histórico e chega a duas finais de Copa América

A Colômbia derrotou a Argentina na meia-final
A Colômbia derrotou a Argentina na meia-final Franklin Jacome / Getty Images South America / Getty Images via AFP

A tricolor perdeu para a Argentina na final da Copa América masculina. A seleção feminina eliminou a albiceleste no desempate por penáltis e avançou para a última instância do torneio.

Chegar a uma final de Copa América não é tarefa fácil. A competitividade na CONMEBOL é máxima. A preparação, as equipas, chegam à competição com um único objetivo: ganhar o título.

Alcançar a última instância do torneio é uma alegria, pode-se dizer, pela metade. Não é o mesmo que um troféu, mas é um grande passo que demonstra trabalho e bom desempenho ao longo do certame. A Colômbia, por exemplo, sofreu mais do que o necessário e levou os adeptos até a disputa de penáltis, em que derrotou a Argentina.

A Colômbia chega à final do torneio invicta. A estatística reflete três vitórias - frente à Argentina, Paraguai e Bolívia - e dois empates - com Brasil e Venezuela.

Vingar a seleção masculina

Há um ano, a Colômbia vibrou com o desempenho que a seleção apresentou na Copa América. Grandes jogos contra Brasil e Uruguai. Excelente desempenho em todas as instâncias do torneio até que, infelizmente para os comandados de Néstor Lorenzo, perdeu a dolorosa final para a Argentina graças a um golo de Lautaro Martínez nos acréscimos.

Talvez a seleção masculina não tenha tido o melhor desempenho na segunda volta das eliminatórias. Apesar de ter vencido a Argentina e o Chile, não demonstrou estabilidade e terá de garantir na próxima data dupla o seu bilhete para o Mundial da América do Norte.