Recorde as incidências da partida

A Albiceleste, campeã em 2006, tornou-se a primeira seleção a garantir um lugar nas meias-finais, mas fê-lo de forma dramática, com Yamila Rodríguez a marcar aos 88 minutos, através de um soberbo cabeceamento, assegurando a terceira vitória consecutiva e um registo perfeito de nove pontos.
Rodríguez, melhor marcadora da edição de 2022, com seis golos, aproveitou um cruzamento de Carolina Troncoso pela direita para desferir o cabeceamento decisivo, batendo a guarda-redes Maryory Sánchez, que ainda tocou na bola, mas não conseguiu desviá-la.
A seleção inca encerrou a sua participação no torneio sem qualquer ponto conquistado, terminando na última posição do grupo, que conta ainda com Equador e Uruguai (ambos com quatro pontos) e Chile (três).
"Se não sofrermos, não somos argentinos", disse Yamila Rodríguez, após a vitória suada.
Foi o primeiro golo da avançada nesta edição. "Finalmente, graças a Deus. Nem imaginas o quanto esperei por este momento", afirmou.

Por sua vez, Maryory Sánchez afirmou que a equipa "jogou bem", mas acrescentou: "O futebol é meter a bola na baliza e elas (as argentinas) conseguiram-no no fim."
A guarda-redes confessou-se "triste" porque acredita que o Peru "merecia mais", mas sublinhou que o futebol feminino do seu país "cresceu bastante e saio feliz e tranquila por isso."
Já nos descontos, aos 90+8 minutos e a segundos do apito final, a Argentina desperdiçou uma grande penalidade, após falta de Scarleth Flores sobre Troncoso. No entanto, o remate de Florencia Bonsegundo acertou na trave, perdendo assim a oportunidade de garantir uma vitória mais tranquila para a Albiceleste.
O torneio atribui duas vagas diretas (campeã e finalista) para os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028, e três para os Jogos Pan-Americanos de Lima 2027, prova para a qual o Peru já está qualificado por ser o país anfitrião.