Mais

Feminino: Colômbia supera a Argentina nos penáltis (0-0, 5-4 gp) e chega à final da Copa América

Jorelyn Carabali, da Colômbia, segura um banco enquanto celebra com as colegas de equipa
Jorelyn Carabali, da Colômbia, segura um banco enquanto celebra com as colegas de equipaReuters / Cristina Vega TPX IMAGES OF THE DAY

A Colômbia garantiu vaga na final da Copa América Feminina nesta segunda-feira, depois de superar a Argentina por 5-4 num emocionante desempate por penáltis após uma meia-final sem golos no tempo regulamentar.

Reveja aqui as principais incidências da partida

A guarda-redes Katherine Tapia defendeu o remate de Paulina Gramaglia para dar a vantagem à Colômbia, mas Mayra Ramirez acertou no travessão para reacender as esperanças da Argentina. Wendy Bonilla converteu o sexto penálti da Colômbia, aumentando a pressão sobre Eliana Stabile, que acertou no travessão e eliminou a Argentina.

"Somos finalistas e estamos nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, esse era o nosso objetivo. Estamos preparadas para a final", disse Tapia após a partida.

A Argentina começou bem, com Florencia Bonsegundo e Yamila Rodríguez testando a defesa colombiana, mas a guarda-redesTapia se mostrou à altura da tarefa com uma série de defesas cruciais.

Aos poucos, a Colômbia foi encontrando o seu ritmo, apesar das lesões de jogadoras de ambos os lados no primeiro tempo que atrapalharam o andamento do jogo. Ramirez, Leicy Santos e Linda Caicedo criaram oportunidades, mas não conseguiram abrir o placar.

A Colômbia aumentou a pressão depois do intervalo e esteve muito perto de abrir o marcador quando o remate de curta distância de  Valerin Loboa parecia destinado à baliza, mas a guarda-redes argentina Solana Pereyra fez uma defesa brilhante.

A partida marcou a primeira utilização do VAR no torneio, tecnologia disponível apenas a partir da fase a eliminar, quando o árbitro reviu um incidente na área envolvendo Sophia Braun e Manuela Pavi nos acréscimos, antes de decidir que não era penálti.

A Colômbia enfrentará o Brasil ou o Uruguai, que se enfrentam na segunda meia-final na terça-feira.