Mais

Feminino: Linda Caicedo brilha e ganha protagonismo na Copa América

Linda Caicedo comemora na Copa América Feminina
Linda Caicedo comemora na Copa América FemininaFoto por RODRIGO BUENDÍA / AFP

A jovem colombiana Linda Caicedo chegou à Copa América Feminina de 2025, que se realiza no Equador, como uma verdadeira celebridade e a avançada do Real Madrid tem estado à altura da fama, que não para de crescer.

O seu talento tem sido decisivo para que a Colômbia regresse à final do torneio continental, onde parte como atual vice-campeã. Na edição anterior, disputada em casa, as cafeteras perderam a final frente ao Brasil, potência dominante do futebol feminino sul-americano.

Com apenas 20 anos, Linda Caicedo já leva três golos marcados no Equador 2025, superando o registo de há três anos, e é a melhor marcadora da sua seleção no torneio.

Após a vitória por 5-4 nas grandes penalidades frente à Argentina, nas meias-finais de segunda-feira, e sem perder a humildade, a jogadora do Real Madrid afirmou estar "muito feliz por desfrutar de uma nova final."

O sucesso não faz a jogadora perder a cabeça que atua na Liga F. Ela contribui para que seu país seja uma das potências do futebol feminino sul-americano e admite que o caminho para a glória é longo e tortuoso, por isso é preciso melhorar.

"Temos de ser mais eficazes no ataque, encontrar os espaços e conseguir marcar", afirmou Caicedo ao projetar a final da Copa América no sábado, em que a Colômbia enfrentará um Brasil que goleou o Uruguai por 5-1.

Caicedo reconheceu que à sua equipa faltou poder de fogo para vencer a Albiceleste nos 90 minutos, apesar de ter tido várias oportunidades de golo. "A bola não entrou e aí vieram os penáltis", lamentou.

Lágrimas de alegria

No Mundial de 2023 e com apenas 18 anos, Linda surgiu como uma das jogadoras mais jovens a marcar um golo num torneio mundial, ficando atrás apenas da brasileira Marta, que o fez aos 17 anos e é considerada a melhor da história.

"Sinto que a equipa cresceu bastante", afirma a jovem atacante ao fazer uma retrospectiva sobre o nível da seleção da Colômbia, que disputou três mundiais, venceu os Jogos Pan-Americanos de Lima 2019 e ficou em segundo lugar em três edições da Copa América (2010, 2014 e 2022).

A jogadora de Cali atua pela seleção cafetera desde 2019, na qual já soma 16 golos.

Os números de Caicedo
Os números de CaicedoFlashscore

Ela dedicou a classificação de sábado para a final às suas companheiras, porque são elas que sabem "tudo" o que "sofreram", mas também à sua família e à torcida colombiana.

E não perde de vista o clube blanco, que a contratou em 2023 após atuar em dois históricos da sua cidade: o América e o Deportivo.

"É um prazer estar no Real Madrid,é o maior e sou muito afortunada de estar lá, de crescer como pessoa e futebolista", manifestou a jovem atacante.

Com a vitória de segunda-feira, o plantel cafetero também se classificou para os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028.