Ajax afunda ainda mais o rival Feyenoord com vitória crucial no Klassieker

Davy Klaassen, do Ajax, celebra o golo do 1-0 frente ao Feyenoord
Davy Klaassen, do Ajax, celebra o golo do 1-0 frente ao FeyenoordOrange Pictures / Shutterstock Editorial / Profimedia

O 200.º Der Klassieker entre Ajax e Feyenoord sorriu aos anfitriõe que garantiram um triunfo por 2-0 frente ao seu rival de Roterdão.

Recorde aqui as incidências do encontro

Numa Johan Cruyff ArenA parcialmente fechada –  devido à pirotecnia frente ao Heerenveen – os visitantes, que ocupam a segunda posição, foram os primeiros a criar perigo, quando Luciano Valente cruzou com precisão para Bart Nieuwkoop, que não conseguiu finalizar de cabeça. Em vez disso, o Ajax adiantou-se aos 13 minutos por Davy Klaassen, que rematou com confiança de fora da área e deu vantagem aos anfitriões.

Pontuações dos jogadores
Pontuações dos jogadoresFlashscore

O golo inicial deu confiança ao gigante de Amesterdão para dominar grande parte da primeira parte, sobretudo através de Kasper Dolberg e Sean Steur, este último a ficar muito perto de marcar o seu primeiro golo pela equipa principal, mas viu o seu remate ser afastado em cima da linha de golo. Depois de Van Persie ter sido obrigado a mexer devido à lesão de Bart Nieuwkoop, o Ajax manteve a pressão, mas ninguém conseguiu bater Timon Wellenreuther nos minutos finais da primeira parte. Anel Ahmedhodzic, do Feyenoord, ainda ameaçou antes do intervalo, mas o seu cabeceamento saiu desenquadrado.

Após o intervalo, Ueda esteve muito perto de devolver o Feyenoord à discussão do resultado, desperdiçando a melhor oportunidade da sua equipa ao rematar ligeiramente ao lado. Pouco depois, o lateral-esquerdo Gijs Smal voltou a criar perigo para o Feyenoord, com um remate potente após um canto que acabou na malha lateral.

Um ataque fluido do Ajax proporcionou a Oscar Gloukh uma excelente ocasião a meio da segunda parte, mas Ahmedhodzic, com uma intervenção notável, evitou o golo em cima do momento decisivo. O suplente Kian Fitz-Jim conseguiu escapar à defesa do Feyenoord dez minutos depois, mas, tal como Gloukh, não foi feliz, atirando ao lado do poste.

Após um curto período de pressão intensa do Feyenoord, sem grandes ocasiões, Mika Godts rematou em arco ligeiramente ao lado, numa altura em que o Ajax procurava ampliar a vantagem nos instantes finais. O Feyenoord intensificou a pressão, com a equipa de Van Persie a tentar resgatar um ponto do dérbi em Amesterdão pela segunda vez desde 2015, mas foi o jovem de 17 anos Jorthy Mokio a dissipar todas as dúvidas com um grande remate aos 90+4 minutos.

O Ajax somou a terceira vitória consecutiva em derbies e a quarta seguida em todas as competições, enquanto o Feyenoord perdeu pela sétima vez nos últimos dez jogos.