De Lang ingressou no Ajax como responsável pelas relações internacionais e scouting em 2023, após seis anos no Manchester City, onde desempenhou funções de olheiro de formação e gestor de jogadores emprestados. O neerlandês, de 44 anos, também assumiu o cargo de diretor técnico interino do Ajax entre novembro de 2023 e abril de 2024, após a saída de Klaas-Jan Huntelaar.
"Foi um período intenso e muito enriquecedor de dois anos e meio. Durante a maior parte desse tempo, apreciei verdadeiramente o meu trabalho," afirmou De Lang num comunicado publicado no site do Ajax.
"Devido a acontecimentos recentes, decidi refletir sobre o meu próximo passo e chegámos a acordo para que deixe as minhas funções a partir de 1 de janeiro de 2026. Orgulho-me de ter trabalhado no Ajax e agradeço aos meus colegas pela colaboração. Espero que o clube volte a ter sucesso em breve.''
Desentendimentos nas transferências
Segundo o jornal neerlandês De Telegraaf, De Lang decidiu abandonar o Ajax depois de sentir que as suas opiniões sobre as contratações não estavam a ser devidamente consideradas. De acordo com a mesma fonte, De Lang discordou do empréstimo do médio do Liverpool James McConnell, cujo empréstimo deverá ser terminado antes da janela de transferências de janeiro.
A contratação a custo zero do antigo defesa do Arsenal Takehiro Tomiyasu, que apenas disputou um jogo desde maio de 2024, terá sido o ponto final para De Lang, cuja relação com o diretor técnico de saída, Alex Kroes, se deteriorou.
"É uma pena para nós que o Kelvin vá sair. Trabalhámos muito bem com ele", disse o diretor de futebol Marijn Beuker sobre De Lang.
"Durante as janelas de transferências, foi um desafio para todos os envolvidos chegar às decisões certas em conjunto, muitas vezes devido a recursos limitados. Nesse aspeto, cumpriu sempre bem o seu papel. Profissionalizou ainda mais o departamento de scouting e melhorou a cooperação interna."

A saída de De Lang deixa o Ajax com quatro vagas de relevo na sua estrutura. O gigante de Amesterdão despediu recentemente o treinador Johnny Heitinga, após o que o diretor técnico Alex Kroes anunciou também a sua saída iminente do clube. Antes, em setembro, o comissário do clube Danny Blind comunicou a sua saída do Conselho de Supervisão, o segundo órgão mais importante do clube.
O Ajax estará perto de garantir a contratação do antigo diretor do Barcelona, Jordi Cruyff, que deverá trazer consigo um chefe de scouting espanhol para Amesterdão.
"Deixa uma equipa de scouting forte, com a qual estamos agora a trabalhar arduamente na preparação para a próxima janela," acrescentou Beuker.
"Conhecemos a ambição do Kelvin e estou certo de que conseguirá dar continuidade à sua carreira com sucesso noutro grande clube. Desejamos-lhe as maiores felicidades."
