O Ajax despediu John Heitinga na quinta-feira, após uma sequência negativa de resultados no início da época. Sob o comando do antigo jogador do Atlético de Madrid, a equipa somou cinco vitórias, cinco empates e cinco derrotas, com 21 golos marcados e 28 sofridos.
Uma série de quatro derrotas consecutivas na Liga dos Campeões, a última uma derrota por 0-3 frente ao Galatasaray na quarta-feira, deixou os de Amesterdão no último lugar da fase de liga da competição, sem qualquer ponto e com uma diferença de golos de -12.
De acordo com o jornal neerlandês Algemeen Dagblad, o diretor desportivo ajacied, Alex Kroes, reuniu-se com o antigo treinador Erik ten Hag em sua casa. O jornalista Sjoerd Mossou relatou que se tratou de uma conversa informal, planeada para tomar café, e não de uma entrevista de trabalho formal ou informal.

Pelos vistos, ambos mantiveram uma longa conversa sobre a possibilidade de um regresso, sabendo que a situação de Heitinga no Ajax se tornava cada vez mais insustentável para Kroes, que já tinha falado com Ten Hag antes da chegada de Heitinga no verão. Nessa altura, Ten Hag deu prioridade à sua carreira internacional, pouco antes de se juntar ao Bayer Leverkusen.
Imensa popularidade
Depois de ter sido afastado ao fim de quatro jogos na sua passagem pela Alemanha, Ten Hag, que continua a ser uma figura muito acarinhada em Amesterdão, voltou rapidamente a ser apontado ao Ajax.
"Menos de seis meses depois, o Ajax e Kroes têm de confiar que Ten Hag mantenha o desejo de vingança e que veja o clube de Amesterdão como uma opção mais atrativa do que o Wolverhampton Wanderers, que também está interessado e ocupa atualmente o último lugar da Premier League", escreve o Algemeen Dagblad.
Após o despedimento de Heitinga, o jornalista Lucas Weening, do VoetbalPrimeur, revelou que o Ajax e Ten Hag já tiveram uma primeira conversa positiva. O técnico neerlandês, de 55 anos, estará disponível para uma segunda reunião com o clube.
O antigo treinador do Manchester United liderou o Ajax na sua fase mais recente de sucesso, entre 2018 e 2022, período em que conquistaram três títulos da Eredivisie, venceram por duas vezes a KNVB Beker e chegaram às meias-finais da Liga dos Campeões em 2018/19.
