O Ajax confirmou no domingo que chegou a um acordo verbal com Jordi Cruyff, filho da lenda do Ajax Johan Cruyff, para assumir o cargo de diretor técnico. No entanto, o antigo dirigente do Barcelona só começará funções em fevereiro, o que deixa o atual diretor técnico, Alex Kroes, responsável pela próxima janela de transferências.
De acordo com várias fontes neerlandesas, o Ajax elaborou uma lista restrita para a próxima janela, que, até ao momento, inclui apenas laterais-esquerdos, uma das posições com menos opções no plantel.
Jorrel Hato, do Chelsea, estará na lista, assim como o antigo jogador do Feyenoord e atual defesa do Burnley, Quilindschy Hartman. Segundo o De Telegraaf, as conversações entre o Ajax e o Burnley para um possível empréstimo já decorrem, com o jogador disposto a mudar-se para Amesterdão.

Uma transferência para o Ajax seria surpreendente, já que Hartman formou-se na academia do Feyenoord e disputou 83 jogos pela equipa principal antes de rumar ao Burnley no último verão. Ajax e Feyenoord são rivais históricos, sendo muito raro ver jogadores representarem ambos os clubes.
Já Hato saiu do Ajax para o Chelsea no verão passado, mas soma apenas 617 minutos pelos Blues em todas as competições. Segundo o De Telegraaf, Hato é o principal alvo do Ajax para o lado esquerdo da defesa.
Lista extensa
Outros laterais-esquerdos referenciados são Souffian El Karouani, do Utrecht, Adam Aznou, do Everton, e Ignace Van der Brempt, do Como.
O contrato de El Karouani com o Utrecht termina em junho e o lateral-esquerdo marroquino deverá sair do clube já em janeiro. O jogador, de 25 anos, tem-se destacado e esteve perto de se transferir para o Spartak Moscovo no verão, mas a mudança acabou por não se concretizar. El Karouani lidera a Eredivisie com nove assistências.
Já Aznou ainda não se estreou na Premier League pelos Toffees, depois de ter chegado do Bayern Munique no verão.
Van der Brempt, de 23 anos, transferiu-se para o Como vindo do Red Bull Salzburgo e é lateral-direito de origem, o que permitiria ao antigo defesa do Arsenal, Takehiro Tomiyasu, atuar no lado esquerdo da defesa.
Reforçar as laterais e contratar um médio de características defensivas serão as prioridades do Ajax após uma primeira metade de época dececionante. O lateral-esquerdo Owen Wijndal não convenceu, tal como o lateral-direito dinamarquês Anton Gaaei, que, segundo se diz, poderá sair do clube em janeiro.
James McConnell, deverá ver o seu empréstimo ser terminado, depois de praticamente não ter jogado durante o período em que esteve cedido.
O Ajax está a 16 pontos do líder PSV a meio da temporada e somou apenas três pontos nos primeiros seis jogos da UEFA Champions League.
