O NEC Nijmegen conseguiu uma vitória histórica por 3-0 contra o Ajax, numa altura em que a corrida ao título da Eredivisie está ao rubro no domingo.
Ajax 0-3 NEC

Com a vitória do PSV sobre o Feyenoord no minuto 90+10', mesmo antes do início do jogo do Ajax contra o NEC, quaisquer esperanças de uma possível celebração do título voaram pela janela, com o PSV agora a apenas um ponto dos líderes da liga.
Sem o avançado Brian Brobbey, que não estava totalmente apto depois de ter torcido o tornozelo, e Oliver Edvardsen, que está fora da época devido a uma lesão no joelho, o Ajax começou o jogo contra o NEC com a equipa inicial mais velha da história, com uma média de idades de 29 anos e 201 dias. Wout Weghorst começou como avançado, e Steven Berghuis foi substituído por Mika Godts na ala esquerda.
As alterações introduzidas pelo treinador Francesco Farioli não foram um grande alívio depois de dois jogos dececionantes - o Ajax perdeu por 4-0 com o Utrecht e empatou 1-1 em casa com o Sparta de Roterdão -, uma vez que a equipa da casa não conseguiu criar uma oportunidade clara de golo nos primeiros 30 minutos.
A fraca defesa da equipa do NEC deu ao Ajax uma grande oportunidade, mas o cabeceamento de Kenneth Taylor não conseguiu bater Robin Roefs.
Incapaz de superar os contratempos das últimas semanas, o Ajax continuou a desiludir e as duas equipas foram para o intervalo sem golos.

As coisas foram de mal a pior para o Ajax, quando Sontje Hansen, formado em Amesterdão, fez o primeiro golo com um remate de longe, deixando o guarda-redes Remko Pasveer na mão e dando ao NEC a liderança aos 60 minutos.
Brayann Pereira colocou sal na ferida do Ajax apenas sete minutos mais tarde, depois de Sami Ouaissa não ter conseguido converter uma situação de um contra um, mas o lateral francês estava lá para aproveitar o ressalto .
Agora, com o desafio de não perder nenhum ponto na luta pelo título, Farioli usou as suas duas últimas substituições para tirar o goleador Kenneth Taylor e o defesa Jorrel Hato.
Sami Ouaissa enganou Owen Wijndal e Kian Fitz-Jim na grande área do Ajax, antes de rematar com confiança ao poste de Remko Pasveer.
Enquanto muitos adeptos do Ajax abandonavam o estádio muito antes do minuto 90, uma equipa do Ajax derrotada caminhava a coxear para o apito final após um jogo impressionante. O NEC conseguiu a sua primeira vitória em Amesterdão no seu 44.º encontro com o recordista de títulos, que terá de recuperar rapidamente com o seu próximo jogo na quarta-feira contra o Groningen.