Eredivisie: Ajax com derrota histórica (1-2) antes de receber o Benfica

O Excelsior celebra o 1-0 de Noah Naujoks frente ao Ajax
O Excelsior celebra o 1-0 de Noah Naujoks frente ao AjaxČTK / imago sportfotodienst / Ben Gal

O Ajax, recordista de títulos da Eredivisie, foi surpreendido este sábado, ao ser derrotado pelo Excelsior Rotterdam por 2-1, naquela que foi a primeira vitória de sempre da equipa de Roterdão no Johan Cruyff ArenA. Segue-se a receção ao Benfica, na Liga dos Campeões.

Ajax 1-2 Excelsior

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

Com o treinador interino Fred Grim ainda no comando em Amesterdão, o Ajax recebeu a equipa com menos golos marcados da Eredivisie, o Excelsior, que tinha apenas 11 em 12 jornadas antes deste sábado e vinha de quatro derrotas nos últimos seis jogos.

Os gigantes de Amesterdão entraram apáticos, criaram poucas oportunidades e mostraram-se pouco presentes no meio-campo do Excelsior. O estilo passivo do Ajax manteve os modestos visitantes na luta, sobretudo depois de Wout Weghorst desperdiçar uma grande ocasião dentro da área para colocar os anfitriões em vantagem.

O Ajax foi imediatamente castigado – o médio Noah Naujoks atravessou o centro da defesa de Amesterdão e bateu Remko Pasveer, inaugurando o marcador de forma surpreendente.

Naujoks voltou a brilhar pouco depois do intervalo, colocando a bola com calma no canto inferior da baliza de Pasveer, após o jovem Gerald Alders não conseguir afastar um cruzamento.

O Ajax já estava desfalcado nas laterais, com Owen Wijndal e Lucas Rosa sem condições para alinhar de início, e os homens da capital sofreram novo revés quando o lateral-direito dinamarquês Anton Gaaei saiu lesionado sem contacto.

O substituto de Gaaei, o avançado e compatriota dinamarquês Kasper Dolberg, relançou o Ajax na partida com um remate certeiro dentro da área, dando esperança à equipa para os últimos 30 minutos.

O Excelsior não se deixou intimidar e, já com Mike van Duinen em campo, esteve perto de repor a vantagem de dois golos para os visitantes de Roterdão. O Ajax manteve-se na luta graças a Pasveer, que defendeu com qualidade um cabeceamento perigoso de Van Duinen.

O Ajax tentou decifrar a estratégia do Excelsior e resgatar um ponto de uma exibição muito pobre, mas nunca conseguiu bater Stijn van Gassel, permitindo ao Excelsior garantir um triunfo sensacional no Johan Cruyff ArenA – o primeiro da sua história no recinto.

O Johan Cruyff ArenA será palco, na próxima terça-feira, do duelo da Liga dos Campeões entre Ajax e Benfica, classificados em 36.º e 35.º lugares, respetivamente.

Os números da partida
Os números da partidaFlashscore