Recorde as incidências da partida

O início foi intenso, com o NEC a colocar cedo a baliza de Vitezslav Jaros sob pressão e a adiantar-se rapidamente no marcador graças ao guardião checo, que acabou por empurrar para dentro da própria baliza a terceira tentativa de Bryan Linssen, depois de duas defesas de grande nível. O VAR foi chamado para confirmar se a bola tinha mesmo ultrapassado a linha de golo e, apesar de ter sido por pouco, o árbitro Allard Lindhout validou o golo ao NEC.
Depois de Koki Ogawa ter estado perto de marcar o segundo para o NEC, Lindhout foi chamado ao ecrã para analisar um possível cartão vermelho a Linssen, após o avançado ter atingido por trás o defesa do Ajax, Ko Itakura, atingindo-lhe o tendão de Aquiles. Como não houve intenção e o defesa japonês não ficou lesionado, o cartão amarelo foi considerado suficiente.
Os primeiros 30 minutos foram pouco inspirados para o Ajax, que vinha de quatro triunfos sob o comando interino de Fred Grim, sem conseguir criar qualquer oportunidade na casa do NEC, quarto classificado.
Bastou, no entanto, uma boa jogada para a formação de Amesterdão empatar: Kasper Dolberg fez o golo do empate no primeiro remate do Ajax, após excelente trabalho de Sean Steur e Anton Gaaei.
O Ajax voltou a marcar ainda na primeira parte, aproveitando um erro grave do defesa do NEC, Philippe Sandler, que perdeu a bola de forma desastrada para Youri Regeer, o último homem. Regeer assistiu Mika Godts, que só teve de encostar para a baliza deserta, dando ao Ajax uma vantagem inesperada mesmo antes do intervalo.
O NEC entrou novamente forte na segunda parte e chegou ao segundo golo da noite: Sami Ouaissa ultrapassou Lucas Rosa e colocou a bola no canto mais distante, sem hipótese para Jaros.
Pouco depois, a equipa de Nimega ficou reduzida a dez jogadores, após uma entrada de Ouaissa, autor do golo, que pisou a perna de Davy Klaassen, capitão do Ajax, sendo expulso 13 minutos depois de ter feito o empate.
O Ajax tentou aproveitar a superioridade numérica e procurou o golo da vitória, mas não conseguiu melhor do que remates de Oscar Gloukh, Kenneth Taylor e Mika Godts, todos travados por um excelente Gonzalo Crettaz.
Os campeões recordistas não conseguiram mais do que um empate 2-2 num jogo animado, que pôs fim à série de cinco vitórias do Ajax em Nimega. O Ajax regressa à Eredivisie em 2026, com uma deslocação ao terreno do Telstar, a 11 de janeiro.

