Mais

Eredivisie: Ajax prestes a conquistar o título sob a liderança do capitão Henderson

Henderson tem sido excelente para o Ajax desde que foi contratado
Henderson tem sido excelente para o Ajax desde que foi contratadoČTK / imago sportfotodienst / IMAGO
Se o Ajax mantiver a liderança da primeira divisão neerlandesa e for coroado campeão, o capitão Jordan Henderson receberá a maior parte dos aplausos pelo seu papel no regresso dos antigos campeões europeus ao topo do futebol nos Países Baixos.

O Ajax superou duas temporadas péssimas para ficar quatro pontos à frente do atual campeão PSV Eindhoven a três jornadas do fim da Eredivisie e está cada vez mais perto do título, com o veterano Henderson, internacional inglês, como uma das principais forças motrizes.

Uma vitória sobre o NEC Nijmegen, em casa, no domingo, e depois contra o FC Groningen, na próxima semana, levaria o Ajax ao 29.º título, que seria um recorde.

Henderson, de 34 anos, teve uma época extraordinária, tendo sido o capitão do clube e, ao mesmo tempo, convocado para a seleção inglesa.

"É um jogador que, apenas pelo exemplo, é capaz de liderar o grupo e levar todos os jogadores na direção certa. É uma referência para todos, especialmente para aqueles que dependem da ética de trabalho e da mentalidade", disse o treinador Francesco Farioli no início deste ano.

Estatísticas de Henderson no campeonato
Estatísticas de Henderson no campeonatoFlashscore

Henderson chegou ao Ajax em fevereiro do ano passado, pouco tempo depois de o clube ter ocupado o último lugar da tabela pela primeira vez na sua história e de estar à procura de um jogador que proporcionasse liderança, tanto dentro como fora do campo. Mas os primeiros meses de trabalho do ex-capitão do Liverpool foram dececionantes, devido a uma lesão e a muitas críticas ao seu desempenho.

Quando Farioli assumiu o cargo de treinador no início desta época, Henderson foi chamado a desempenhar uma nova função de médio defensivo.

"Era algo diferente que o treinador queria para a minha posição, com e sem bola. Para mim, foi ótimo que, mesmo com a minha idade, eu pudesse aprender algo novo", disse Henderson aos jornalistas na altura.

A mudança trouxe dividendos, com o Ajax a apresentar as melhores estatísticas defensivas do campeonato, com 27 golos sofridos em 31 jogos, em contraste com a campanha de 2023/24, quando sofreu 61 golos.

A vasta experiência do internacional inglês também foi crucial nos encontros contra os principais rivais do Ajax. "Nos grandes jogos, Henderson é de vital importância para o Ajax", disse o analista e ex-jogador do Ajax Rafael van der Vaart.

Henderson em ação
Henderson em açãoOrange Pictures, Orange Pics BV / Alamy / Profimedia

Os companheiros de equipa mais jovens já falaram sobre a dedicação de Henderson aos treinos e à recuperação e de como ajudou a incutir uma melhor cultura de trabalho no clube. A convocatória para a seleção inglesa em março foi também um sinal da sua influência no Ajax, algo de que o novo treinador Thomas Tuchel estava bem ciente.